quarta-feira, 31 de maio de 2023

A escala picante…Ai! Ai! Ai!

 Quando saímos em viagem ou fim de semana prolongado a um local onde nunca estivemos, gostamos de trazer alguma recordação. Normalmente, para nós é um íman para colocar no frigorífico e alguma iguaria típica.


Aquando da nossa viagem à Madeira trouxemos ímanes, rebuçados de funcho e laurissilva, mas queríamos comprar outra coisa diferente.

Numa pequena feira que estava a decorrer na baixa do Funchal, vimos uma banca de venda de plantas e diversas sementes.

A minha sogra é perita em conseguir fazer crescer uma enorme variedade de plantas, com todo o cuidado que tem e resistindo às investidas de um tempo rude e abrasador como o da Beira Alta.

Decidimos rapidamente: o presente seria umas sementes de uma planta nunca vista, original!

Achámos graça ao maracujá-banana (ela conseguiu ter um maracujá normal), e adquirimos uma saqueta de sementes.

De repente, oiço os rapazes aos risinhos e gritinhos de emoção, pois só os ouvia a dizer: “Carolina Reaper”, “Carolina Reaper”. E foi nesse momento que fiquei a saber que Carolina Reaper é uma variedade de pimento, e considerado por muitos o mais picante do mundo.

Quis saber como tinham tido conhecimento disto, e eis que tenho direito a toda uma explicação observada no YouTube e no Tik Tok… às vezes, esqueço-me que o há todo um mundo digital…

O meu sogro é fã de horta e de picante. Decidido! Sai uma saqueta de Carolina Reaper para o avô!

Os rapazes ficam espantados e chegam a achar que não é boa ideia. Na saqueta, estavam indicadas 3 informações importantes: manusear com luvas, não mexer com as mãos na cara e usar máscara! Esta variedade está ao nível do material radioativo, julguei eu! Como sou um pouco doida, disse: “Agora é que vai mesmo!”.

A saqueta foi entregue ao destinatário, reforçando as indicações referidas na embalagem. Aguardamos impacientes novidades neste verão.

Fiquei curiosa e fui investigar, esta história dos pimentos. Descubro que há uma escala que avalia o grau de picância de plantas Capsicum, como as pimentas, pimentos ou malaguetas. Denomina-se Escala de Scoville e foi estabelecida em 1912 pelo farmacêutico norte-americano, Wilbur Scoville.

Os intervalos da escala são numéricos, e vão do zero ao 16 000 000 000. Ficam aqui alguns exemplos mais conhecidos: molho tabasco – 2500/5000, pimenta de caiena – 30 000/50 000, malagueta – 50 000/100 000 e habanero chili – 100 000/350 000.

Onde fica a nossa Carolina Reaper? Entre os 1 569 300/2 200 000!!! E no topo, nos tais 16 000 000 000, encontramos a Resiniferatoxina, um químico natural presente em plantas semelhantes a catos, oriundos de Marrocos e norte da Nigéria.

Sou fã de picante, q.b. Gosto de comida mexicana e indiana, da mistura de especiarias e sabores, mas demasiado picante, ao ponto de transpirar e ficar literalmente vermelha que nem um pimento…não consigo.

Não sei se vou ter coragem de provar os frutos da Carolina Reaper do avô!

Fiquem bem! E tenham uma vida hot…sem exageros!


 

PS – a título de curiosidade, o gás pimenta consegue estar acima da Carolina Reaper, entre os 2 000 000 e os 5 300 000. Percebem por que razão é tão forte e o seu uso como arma de defesa pessoal ser tão controverso?


(texto da autoria de Sandrina Martins)


Sem comentários:

Enviar um comentário