terça-feira, 16 de maio de 2023

Festival Islâmico (“Sons e Sabores do Mediterrâneo”)


Desde há alguns anos que visito Mértola e o seu concelho, mais precisamente 26 anos, e devo dizer que sou apaixonada! Tudo o que nos envolve é mágico e a sensação que tenho é que estou num espaço temporal diferente, com uma energia diferente. Sinto-me em casa!


Mértola é uma vila e município raiano do distrito de Beja e tem o único festival islâmico em Portugal, festival esse que acontece de dois em dois anos, é organizado e promovido pela autarquia de Mértola em parceria com cerca de 30 entidades locais, regionais e internacionais. O Festival este ano decorre entre 18 e 21 de Maio e tem entrada livre.

Durante os dias do evento, o visitante pode encontrar várias atividades, como o mercado de rua, o chamado "souk" onde será possível adquirir produtos artesanais, doçaria, produtos regionais alentejanos e tecidos de Marrocos, Tunísia, Egipto, Espanha e Alentejanos! 

Tudo é interessante, mas a gastronomia é um dos pontos fortes deste Festival, com vários espaços de restauração, que oferecem uma experiência única de sabores e aromas!

A Sahima Hajat, vencedora do Masterchef 2023, é uma presença nesta edição do Festival e irá confecionar alguns pratos, pratos esses que poderão ser provados a seguir. 

Durante alguns anos tive contato com a comunidade muçulmana em Portugal, provando alguns pratos, um deles chamado Biryani, um prato halal

Muito bons motivos para visitar o Festival Islâmico de Mértola, que contará também com diversas atividades culturais, como exposições, conferências, workshops, animações de rua e visitas guiadas a locais históricos da vila.


(texto da autoria de Thelma Perdigão do Restaurante "O Passarinho")

Sem comentários:

Enviar um comentário