segunda-feira, 22 de maio de 2023

Francisco Passos do Restaurante “A Regaleira” em Entrevista à Revista P´rá Mesa!


O Restaurante “A Regaleira” foi onde nasceu a Francesinha Original!

 

O Restaurante “A Regaleira”, situado na Rua do Bonjardim, no Porto, onde a receita original da Francesinha foi inventada por Daniel David Silva em 1952, sendo «uma sanduíche especial para homenagear as mulheres francesas que, segundo ele, eram mulheres picantes, mais atrevidas e vistosas do que as portuguesas da época», segundo o site https://restaurantearegaleira.pt/ , costuma estar aberto de Terça a Sábado: 12h00 – 15h00 | 19h00 – 22h00; e ainda ao Domingo: 12h00 – 15h00.

E claro que existem muitas histórias para contar, tendo desde logo convidado o Sr. Francisco Passos, um dos atuais proprietários, mas também um dos netos do proprietário original, a responder a algumas questões da Revista P´rá Mesa para me ajudar a divulgar a verdadeira Francesinha: não acha bem, caríssimo leitor?

E, de facto, depois de ter tido a experiência extraordinária de me dirigir ao espaço onde ainda se continua a deliciar quem entra, portuense ou não, com a Francesinha Original de 1952, não podia deixar de lhe dizer que foi a que mais me agradou até hoje, cujo molho, lá está, é que faz toda a diferença, bem como a qualidade das carnes envolvidas (perna de porco assada, fiambre, linguiça e salsicha fresca), para além das próprias batatas fritas serem algo também de perder a cabeça!

Entretanto, prepare-se ainda para a cerveja artesanal criada de propósito para harmonizar todo o prato, cuja receita do seu molho especial se mantém em segredo até hoje, o que eu compreendo!

Desta forma, creio que está devolvida a história à cidade, sendo possível observar-se, tanto uma exposição em homenagem aos 70 anos da Francesinha no piso inferior, bem como uma outra exposição na sala principal de refeições, onde se combinam tanto quadros com fotografias ora a ver com o criador da receita original, ora a ver com pessoas importantes ou não que na altura se costumavam dirigir ao restaurante, como certos objetos mais específicos, sendo tudo alusivo a essa mesma época inesquecível.

Afinal de contas, a Francesinha é hoje considerada, pelos melhores entendidos, como uma das 10 melhores sanduiches do mundo, sendo um gosto enorme divulgá-la aqui na Revista P´rá Mesa!

1.     No site Wikipedia está escrito que “a Regaleira foi um restaurante da cidade do Porto, Portugal, conhecido por ter sido o local onde foi criada a francesinha.” Neste sentido, pode contar, aos caros leitores da Revista P’rá Mesa, como é que tudo afinal aconteceu há muitos anos e qual a razão do nome “francesinha”?

Francisco Passos: A Regaleira nasce em 1934 pelas mãos do meu bisavô Abrantes Jorge e do meu avô António Passos. Os dois homens de negócios (hotéis, padarias, imoveis…) da cidade do Porto.

Fizeram da Regaleira um restaurante de alta, sempre em vista a cozinha tradicional portuguesa e o atendimento clássico.

A Francesinha nasce quase 20 anos depois, em 1952 pelas mãos de Daniel David da Silva.

Daniel estava emigrado em frança a trabalhar como barman num hotel de renome. Talvez farto da vida no estrangeiro, voltou para Portugal e veio parar à Regaleira a convite do meu avô António Passos. Nesta altura (finais da década de 40) a Regaleira passava por uma reestruturação e foi nesse sentido que o Sr. Daniel Silva foi contratado, para trabalhar atrás do balcão de mármore com 16 lugares sentados.

Contam que era um barman extraordinário e um criativo brilhante, e com as inspirações gastronómicas que trouxe de França (croque madame, croque monsieur), aliado às maravilhosas matérias-primas portuguesas que estamos tao bem habituados foi criando, em 1952, uma sandwich que nos dias hoje conhecemos por Francesinha.

A história do nome é tão caricata como a do seu criador. O início da década de 50 trouxe a França uma viragem em termos de moda, aparecem as saias rodadas mais curtas, os decotes… modas que interessavam e muito a Daniel que se conta ser um mulherengo de primeira. Pelo contrário, em Portugal, mantínhamos os hábitos conservadores em relação às vestimentas da mulher. Ora, portanto, podíamos descrever a mulher francesa como sendo mais picante em comparação com a mulher portuguesa, tendo então mais a ver com o molho da francesinha de origem ultra picante. Podemos dizer que Daniel David da Silva, por homenagem à mulher francesa, assim decidiu o nome da sua criação.

2.     Será que pode contar o segredo para tanto sucesso, seja dentro ou fora de Portugal?

Francisco Passos: Penso que o não há segredo para o sucesso da francesinha, é indiscutível que é um excelente prato (quando bem feito), a harmonia de todos os sabores é uma aposta certa. Depois claro temos o molho…

3.     E, em termos da receita propriamente dita, e até ao nível da própria apresentação do icónico prato da francesinha, o que é que a torna diferente das outras servidas de norte a sul do país, nomeadamente dentro da cidade do Porto?

Francisco Passos: Principalmente a qualidade da matéria-prima. Na nossa opinião não é possível fazer uma francesinha, se não tivermos os ingredientes certos. Creio, com alguma certeza, que 90% dos restaurantes da cidade que servem a francesinha compram os ingredientes principais (salsicha e linguiça fresca) no mesmo sítio, a Salsicharia Leandro, nosso fornecedor desde a década de 40.

4.     E que outras especialidades costumam ter também e quais é que costumam ser as mais pedidas?

Francisco Passos: Temos alguns princípios no que diz respeito à criação da nossa carta. Trabalhamos tudo o que é tipicamente português.

As tripas à moda do Porto, o bacalhau à Zé do Pipo, polvo à lagareiro….

5.     No que diz respeito ao tipo de decoração que se pode encontrar no interior do Restaurante, conta-se que as paredes estão recheadas de histórias. Pode descrever-nos alguns dos pontos mais interessantes da sala?

Francisco Passos: Após a reestruturação, tentamos trazer todas as lembranças que tínhamos da casa original, dessa forma temos não só as paredes carregadas de fotografias como temos um mini museu na vitrine para quem entrar poder conhecer ou reconhecer um pouco da nossa historia. Neste momento temos também na sala do piso inferior uma exposição totalmente dedicada à Francesinha onde 12 artistas retratam este prato da melhor forma para celebrar os seus 70 anos de existência.

6.     E por acaso também têm serviço de esplanada? E quantos lugares sentados é que oferecem ao todo?

Francisco Passos: Temos esplanada com lugar para cerca de 20 pessoas, e duas salas com lotação total de 70.

7.     Para finalizar, pode indicar como se deve fazer reserva e quais os vossos contactos mais diretos para o fazer?

Francisco Passos: Estamos localizados na Rua do Bonjardim 83, no centro da cidade do Porto.

Os nossos contactos são: 915 268 368 e 221 116 625. Estamos também presentes nas redes Instagram e Facebook.



(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário