quinta-feira, 4 de maio de 2023

Vinho Verde Ponte da Barca


BARCOS WINES ADEGA PONTE DA BARCA E ARCOS DE VALDEVEZ


"Desde 1963 que cuidamos de património único no mundo.

Produzimos os nossos vinhos num formato de cooperativa, temos um compromisso com a nossa comunidade, para manter vivas as raízes e tradições das nossas terras."


A formação de todos os funcionários é essencial na minha atividade (Hotelaria, Restauração & Similares). Quem está no atendimento ao público tem de saber sem sombra de quaisquer dúvidas informar o cliente sobre todos os produtos de forma sucinta e clara.

Infelizmente, já escrevi sobre isto, continuo a verificar que muitos empregados de mesa desconhecem que existe Vinho Verde Branco, Tinto e Rosé. Quando algum cliente pergunta por vinho verde, é muito comum indicarem única e exclusivamente um qualquer vinho verde branco, nada mais do que isso.

Ora, sendo uma pessoa do Norte, orgulhosamente minhota, continuo a tentar que muitos na minha área entendam que a formação das suas equipas é uma mais-valia para os seus negócios ainda que, como dizem alguns, formem os funcionários e estes os deixem de “um dia para o outro”.

Nunca fui uma pessoa de abrir uma garrafa de vinho para beber um copo ao final da tarde, contudo faço-o muitas vezes para utilizar num qualquer prato que esteja a confecionar. A “talho de foice” deixo a informação que na preparação de alguns pratos deve-se utilizar o vinho que vai ser servido ou deve-se aconselhar ao cliente o vinho que foi utilizado. Claro que, socialmente ou aquando de visitas de amigos, bebo vinho branco, tinto ou rosé conforme o que mentalmente me for sugerido. Digo mentalmente porque, por exemplo, com Arroz de Cabidela, Lampreia, Papas de Sarrabulho, Cozido à Portuguesa sinto a falta do vinho verde tinto.

No coração dos Vinhos Verdes

"Temos um compromisso com a nossa comunidade, para manter vivas as raízes e tradições das nossas terras.

Cuidar das raízes

Desde 1963 que cuidamos de um património único em todo o mundo. Estamos no coração da Região dos Vinhos Verdes, um território com mais de 2000 anos de história de viticultura, e produzimos os nossos vinhos num formato de cooperativa. Isto significa que temos um compromisso com a nossa comunidade, para manter vivas as raízes e tradições das nossas terras.

Investimento e modernização

Ao longo dos últimos dez anos temos feitos grandes investimentos na modernização e melhoria dos nossos vinhos. E desse investimento nasceu uma marca mundial. Exportamos mais de 70% da nossa produção, e os nossos vinhos foram premiados em todo o mundo, tendo recebido o reconhecimento dos críticos mais exigentes.

Enoturismo - Descubra o outro lado do vinho.

O outro lado

Depois de muito viajar para Norte, vai encontrar no interior do Alto Minho as terras de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. É aqui que são produzidos alguns dos melhores Vinhos Verdes do mundo – e é aqui que vai ficar a conhecer o outro lado do vinho.

As nossas provas

As nossas experiências estão focadas no essencial. Nas nossas provas todos os detalhes técnicos do vinho são explicados de forma simples. O nosso objetivo é que depois desta experiência consiga fazer melhores compras, e impressionar os seus amigos e famílias com os vinhos que escolhe.

A origem conta

Graças ao relevo irregular desta região, podemos criar vinhos nunca antes vistos. Aqui e ali, vemos vinhas plantadas em micro-climas únicos à zona de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Tudo isto, aliado aos solos.

Loureiro e Vinhão

Nesta sub-região, onde a casta branca Loureiro e a casta tinta Vinhão atingem a sua plenitude, os vinhos verdes assumem características únicas, destacando-se. Os vinhos verdes brancos aqui produzidos assumem-se como bastante aromáticos, elegantes e minerais. Os vinhos verdes tintos apresentam maior potencial nesta sub-região devido às condições climáticas que condicionam a maturação."


Prémios

Vinhos premiados em todo o mundo.

2022

Revista Wine Enthusiast

91 Pontos

Alvarinho Castanho 2019

2022

Revista Wine Enthusiast

91 Pontos

Vinhão Carvalho 2020

2022

International Wine Challenge

Medalha de Bronze

Naperão Alvarinho Reserva

2022

PRODEXPO

Medalha de Ouro

Alvarinho Carvalho 2019

2022

PRODEXPO

Medalha de Ouro

Alvarinho Castanho 2019

2022

Berliner Wine Trophy - Reserva Sócios Alvarinho Carvalho

Medalha de Ouro

Alvarinho Carvalho 2019

2021

Berliner Wine Trophy

Medalha de Ouro

Naperão Loureiro-Alvarinho Premium

2021

China Wine & Spririts Awards

Medalha de Ouro

Naperão Alvarinho Reserva

2021

China Wine & Spririts Awards

Medalha de Ouro Dupla

Naperão Rosé Reserva

2021

Revista Weinwirtschaft

90 Pontos

Loureiro 2018

2021

Revista Wine Enthusiast

88 Pontos - Best Buy

Naperão Loureiro Premium

2021

Revista Wine Enthusiast

85 Pontos - Best Buy

Naperão Rosé Reserva

 

Contactos

Morada:

Avenida Fernão Magalhães, Agrelos
4980-601 Ponte da Barca

Telefone:

(+351) 258 480 220 - Chamada para a rede fixa nacional

Email:

geral@barcoswines.com

 

 

Experimentem e dêem-me “feedback”

 da Vossa experiência.

(texto da autoria de Maria Delfina Gama)

 


2 comentários:

  1. muitos parabéns por lembrar o vinho verde, não falta aí alguma coisa, talvez, uma fotografia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia e muito obrigada pelo seu comentário, que a questão descrita já está resolvida!
      Mais alguma coisa disponha,
      com os melhores cumprimentos,
      Mónica Rebelo,
      Fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt
      e Detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt

      Eliminar