terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Ericeira Market, a Comunidade de Apoio ao Comércio local da Ericeira, em Entrevista à Revista P´rá Mesa!

Ericeira Market: o diretório online gratuito do comércio local por excelência da Ericeira, onde qualquer um encontra tudo o que quer rapidamente: restaurantes, serviços, lojas, alojamento, eventos, associações... 


Os diretórios online são como as antigas "páginas amarelas", sendo sempre uma mais-valia nomeadamente para todo o tipo de empresas que precisem de se destacar num mundo cada vez mais concorrente.

E obviamente que os diretórios criados só ao nível regional conseguem dinamizar muito melhor todo e qualquer tipo de negócio ligado ao mesmo tempo a um só local, criando, assim, um conjunto de sinergias entre uma certa comunidade mais restrita, atenta e interligada à mesma localização.

Consequentemente, este tipo de diretórios ajuda ainda a promover o crescimento económico de toda uma região envolvente, permitindo com que os respetivos utilizadores se cruzem com maior facilidade com um certo grupo de fornecedores, que até então desconheciam nessa região, aumentando, por outro lado, a probabilidade de concretizarem uma certa compra numa loja, ou então a utilização de um certo serviço disponibilizado por uma dada empresa.

E é neste âmbito que o convido desde já a conhecer, meu caro leitor, o diretório online gratuito do comércio local por excelência da Ericeira: Ericeira Market!

Digamos que a Ericeira é uma vila turística portuguesa que está situada a 35 km a noroeste de Lisboa, a 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra:

"Reza a lenda que o nome Ericeira significa, na origem, "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços do mar que abundavam nas suas praias. No entanto, investigações mais recentes apontam o ouriço-cacheiro e não o do mar como inspirador do nome. Com a descoberta de um exemplar do antigo brasão da Vila, hoje no Arquivo-Museu da Misericórdia, confirmou-se que o animal ali desenhado é, de facto, um ouriço-cacheiro."

Acrescente-se que a Ericeira é a primeira reserva mundial de surf da Europa e a segunda do mundo. Para além disso, esta vila também é boa para os banhistas, tendo bastantes hotéis e praias de boa qualiade, que somando-se ao seu património monumental, mas também gastronómico baseado numa grande variedade de peixes e mariscos, são ótimas razões para se deslocar até lá, combinado?

1 - Sendo, o Ericeira Market, “o diretório online do comércio local para que qualquer pessoa possa rapidamente saber e encontrar tudo o que se faz aqui em casa, na Ericeira”, poderiam começar por descrever, aos caríssimos leitores da Revista P´rá Mesa, quais os vossos principais objetivos e porquê Ericeira?

Ericeira Market: O Ericeira Market é uma comunidade de apoio ao comércio local que utiliza plataformas online como o Google, Instagram e Facebook para promover, gratuitamente, todo o tipo de negócios, projetos e eventos que existem atualmente na vila da Ericeira. Somos feitos de todos, para todos. 

Temos dois objetivos principais: dar visibilidade aos nossos aderentes e facilitar o dia-a-dia dos nossos seguidores.

Porquê Ericeira? Ericeira é a nossa casa. É aqui que foi criado o Grupo das Casas (https://grupodascasas.pt/).

Um Grupo que oferece todas as soluções integradas relacionadas com o seu imóvel. Nasceu em 2019 para consolidar uma história que começou há cerca de 20 anos com A Casa das Casas, a agência imobiliária mais acarinhada na região da Ericeira. Já somos mais de 50 pessoas a trabalhar diariamente para melhorar o serviço prestado aos nossos clientes.

Conheça as nossas casas: 

  • A Casa das Casas
  • Alojamento Local A Casa das Casas
  • A Casa dos Financiamentos
  • A Casa dos Projetos
  • A Casa das Comunicações (Ericeira Market)

Como diz Ricardo Isidoro, CEO do Grupo das Casas:

“O Grupo das Casas preocupa-se em apoiar os vários pilares da vila da Ericeira. O Ericeira Market é um projeto da Casa das Comunicações que pretende ajudar os comerciantes e empreendedores locais a comunicar os seus serviços, desde contatos e horários de atendimento a menus, novidades e promoções. Acreditamos que juntos temos mais força para tornar a Ericeira num local ainda melhor, para quem já cá vive e para quem quer vir para cá viver. Além do diretório, com vários formatos de pesquisa, o Ericeira Market conta também com notícias sobre eventos e iniciativas a decorrer na vila.”

2 - E que tipo de empresas costumam divulgar mais no vosso site e qual o feedback que têm recebido por parte de quem acede às vossas publicações?

Ericeira Market: Divulgamos todo o tipo de empresas e projetos - restaurantes, serviços, lojas físicas e online, alojamento, eventos e associações sem fins lucrativos. 

Até hoje, o feedback tem sido sempre positivo e são muitos aqueles que nos apoiam também. Cada vez mais temos uma presença ativa nas redes sociais e os resultados são notórios. 

Abaixo deixo alguns dos nossos testemunhos:

3 - Um dos vossos clientes refere que “o Ericeira Market é importante para todos nós estrangeiros e portugueses, porque ficam a conhecer a nossa Ericeira e os nossos produtos”, tal como se pode ler em https://ericeiramarket.pt/. Neste sentido, o que é que a vila da Ericeira tem de tão especial para se dar a conhecer a quem está dentro, mas também fora de Portugal?

Ericeira Market: As vantagens de utilizar o Ericeira Market são muitas:

Funcionamos como um guia local online. Através do nosso website e redes sociais terá acesso a todo o tipo de comércios na vila da Ericeira e arredores - restaurantes, serviços, lojas, alojamento e atividades. Partilhamos as nossas sugestões e estamos sempre disponíveis para responder a qualquer questão.

Desfrute da vila da Ericeira na sua totalidade e sem qualquer preocupação.

A nossa plataforma está atualizada ao momento para que não perca nada. Mantenha-se  informado de todos os eventos, promoções e lançamentos perto de si.

No Instagram e Facebook abrimos espaço para a partilha de ideias e recomendações dos nossos seguidores. Não só nos conectamos cada vez mais como vamos de encontro às suas necessidades e procuras.

Procuramos melhorar e inovar o nosso projeto a cada instante, respeitando a tradição e mantendo a cultura da vila piscatória.

Ericeira não é apenas uma vila piscatória tradicional portuguesa, é um aldeia turística feita de cada pessoa que nela habita. 

Situada a cerca de 50 km a noroeste de Lisboa, a 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra, foi considerada a "Best Tourism Village 2023". A riqueza do património natural, a diversidade de tradições e atividades, o valor do património histórico e cultural, a qualidade da gastronomia e a hospitalidade da comunidade são alguns dos atributos que a tornam um dos destinos mais cobiçados.

4 -  Aqui está escrito que “a Organização das Nações Unidas (ONU) fez um estudo que chegou à conclusão de que cerca de 2 milhões de pessoas estavam fora do país, em 2020, o que torna Portugal um dos países do mundo com mais pessoas emigradas face ao número de residentes, estando a Rússia no primeiro lugar do pódio”. Por isso eu pergunto: Portugal ainda é para os portugueses? E qual será a visão atual de quem está lá fora?

Ericeira Market: Claro que sim, Portugal ainda é para os portugueses e sempre será. É notória, cada vez mais, a falta de mão de obra especializada, por exemplo. Acredito que está na hora do nosso povo voltar para o país de origem e ganhar o dinheiro que merece pela boa qualidade do serviço que presta.

5 - Sem dúvida que o Turismo em Portugal é um dos sectores que mais pesa na área da nossa economia, mas será que irá conseguir por fim responder aos mais altos e atuais desafios, como a crise que cada vez mais se tem assistido ao nível de recursos humanos?

Ericeira Market: Penso que sim, mas para isso terão que ser feitas mais formações para um aumento de mão de obra profissional e especializada.


6 -  Aqui está escrito que “entre as causas apontadas pelos trabalhadores para a reduzida atratividade do setor estão a precariedade, os salários baixos e os horários desgastantes”, em que “apenas 13% dos trabalhadores do turismo possuem um curso superior.” Por isso, se Portugal se torna num destino cada vez mais popular entre turistas, então será imperativo assegurar-se o crescimento sustentável da atividade, estou certa?

Ericeira Market: Sim, suponho que a precariedade reduza ao longo dos próximos tempos, até porque a necessidade de ter funcionários o ano todo está a mudar. Atualmente, temos turismo em qualquer época, faça chuva ou faça sol, e isso refletir-se-á no crescimento sustentável da atividade.

7 - E o que há a dizer acerca da própria crise de confiança no sector imobiliário, em que muitos investidores decidiram simplesmente suspender investimentos, para além dos preços continuarem a aumentar um pouco por todas as áreas da nossa vida, contribuindo ainda para maiores dificuldades sentidas ao nível do crédito à habitação? Como se deverá afinal contribuir para a mudança do paradigma atual, em que “a realidade é que continuamos a viver num mercado com predominância da procura”, tal como se afirma aqui?

Ericeira Market: A meu ver, a crise de confiança no setor imobiliário acabará por diminuir, isto porque tanto a mão de obra como as matérias primas apresentam valores mais elevados que há uns anos atrás. Os investidores que decidiram suspender são investidores esporádicos, porque os verdadeiros continuam a investir. Em relação ao crédito de habitação, as taxas de juros já estão a normalizar e a tendência será mesmo baixar.
Respondendo à última questão, para mim, a oferta de imóveis continuará a aumentar e o mercado irá efetivamente regularizar.
(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário