quinta-feira, 17 de março de 2022

"Comer, Beber, Dormir e Visitar Angra do Heroísmo, Açores (Portugal)" por Maria Delfina Gama



Uma Ilha de Sonho para Férias ou Fim-de-Semana
Património Mundial da Humanidade pela UNESCO!

Angra do Heroísmo, uma cidade localizada na Ilha Terceira nos Açores, é uma excelente opção para férias ou fim-de-semana. Tocou-me a beleza da cidade e as suas gentes: trabalhadoras inatas e muito simpáticas, sempre disponíveis para ajudar quem é de fora. Para quem sente muita diferença no dia-a-dia comparativamente ao continente, como foi o meu caso, fazerem-nos sentir em casa e mostrar disponibilidade é uma grande mais-valia ainda que, por múltiplas razões profissionais e pessoais, não tivesse sido suficiente para me fazer permanecer mais tempo e tivesse sido forçada a decidir regressar ao continente.

Nesta cidade constatei algo extraordinário: em todas as entidades públicas o acolhimento e atendimento foi sempre excecional, algo que muito me surpreendeu e que espero sentir em todo o país algum dia!

Quem visita a Ilha da Terceira e é apreciador da boa comida não pode deixar de provar a Alcatra Regional de Carne é a mais tradicional. À medida que o tempo foi passando, foram desenvolvidas novos tipos de alcatra com carne de galinha, coelho e feijão. Para os turistas que não comem carne, sugiro a alcatra de peixe variado, de congro ou a icónica e muito cobiçada localmente Alcatra de Polvo.



Aconselho um restaurante, cujo proprietário (Sr. Isac Martins) é um “expert” na área com conhecimentos ímpares e muita experiência para um serviço de excelência, tratando-se da Taberna do Teatro situado na Rua da Esperança, 20 – Sé – em Angra do Heroísmo (+351295215272). 


Este restaurante com conceito de comida para partilha, tendo por base de trabalho produtos originários dos Açores, apresenta um menu de petiscos e pratos inovadores inspirados na tradição”, a não perder.




Nesta ilha existe uma panóplia de alojamentos: aconselho o Hotel do Caracol **** que tem como missão enriquecer a oferta turística dos Açores. Além dos 100 quartos, este hotel dispõe de duas piscinas exteriores e uma piscina interior aquecida com hidromassagem, que foi totalmente remodelada recentemente, o Restaurante Cozinha do Caracol e o Bar Monte Brasil. Em parceria com empresas locais, oferece ainda um conjunto de serviços distintos como massagens com a Atlantic SPA Wellness Center, um Ginásio Best Of e o Centro de Mergulho Scubazores Divers.



Aos sábados, o Hotel do Caracol **** tem música ao vivo no Bar Monte Brasil e ainda o “Buffet de Domingo em Família” ao almoço. O Hotel do Caracol está ainda vocacionado para a realização de Reuniões e Incentivos nas suas salas.





Em 2017, o Hotel do Caracol **** sofreu fortes melhorias nas suas infraestruturas e equipamentos, tendo sido implementado um sistema eficiente de internet Wi-Fi em todos os quartos, áreas públicas e jardins. Foi ainda renovada toda a rede de ar condicionado, televisores HD de 40´, colchões e almofadas novos. Está concluída a remodelação da piscina interior, agora com sistema de hidromassagem. Está também concluído a decoração nos quartos, Bar Monte Brasil, Restaurante Cozinha do Caracol e Lobby da Receção.



Piscina Interior do Hotel do Caracol**** 





Para mais informações sobre esta Cidade Património Mundial aconselho visitem o site https://www.visitazores.com/pt que gentilmente autorizaram o “download” das fotografias e passo a referir os monumentos que constam do Mapa Janela do Atlântico que permite percorrer a cidade.




Outeiro da Memoria (visitável)

Ribeira dos Moinhos/Rua do Pisão, Garoupinha e Santo Espirito (visitável)

Convento de São Francisco (visitável)

Igreja da Conceição (visitável)

Adro Santo (visitável)

Local do antigo Estaleiro Naval (visitável)

Rua Direita (visitável)

Praça Velha (visitável)

Paços do Concelho (visitável)

Palácio dos Capitães Generais (visitável)

Praça Velha (visitável)

Paços do Concelho (visitável)

Palácio dos Capitães Generais (visitável)

Igreja do Santíssimo Salvador da Sé (visitável )

Hospital da Boa Nova ( visitável)

Castelo de são Filipe /São João Baptista do Monte Brasil (visitável)

Mosteiro Nossa Senhora da Conceição (não visitável)

Solar de Nossa Senhora dos Remédios (não visitável)

Fortaleza de São Sebastião (não visitável)

Igreja da Misericórdia (não visitável)

Casa do Conde de Vilaflor (não visitável)

Mosteiro da Esperança (não visitável)

Palácio Bettencourt (não visitável)

Antigo Paço Episcopal (não visitável)

Mosteiro de São Gonçalo (não visitável)

Solar da Madre de Deus (não visitável)

Aconselho a visita à Adega Cooperativa dos Biscoitos

Adega Cooperativa nasceu em 1999, com a intenção de promover o vinho da Ilha Terceira, em especial o vinho da casta Verdelho e a forma heroica como se cultiva e se trabalham as vinhas nos Açores, aproveitando também as vantagens da aproximação das vinhas ao mar e os solos vulcânicos ricos em mineralidade. Atualmente, a Adega conta com cerca de 70 associados, tendo uma parceria com os Enólogos Anselmo Mendes e Diogo Lopes, produzindo, neste momento, dois vinhos, O Magma e o Muros de Magma, ambos maioritariamente da casta Verdelho.

A Cooperativa tem o horário de atendimento ao público de segunda a sexta das 9h às 17h e ao Sábado das 8h às 12h. “ – esclareceram da adega.




As Piscinas Naturais dos Biscoitos são uma visita obrigatória das que se pode usufruir caso a temperatura o permita o que, infelizmente, não aconteceu aquando da minha visita.




Portugal é um país de paisagens soberbas, cada zona com a sua especificidade, cores próprias, cheiros característicos e saberes locais que fazem de cada cantinho a entrada numa nova aventura da que não desistimos de descobrir mais, como é o caso de Angra do Heroísmo onde usufruímos de paisagens vulcânicas, trilhos, piscinas naturais, passeios de bicicleta, visitas ás cavernas e crateras ou passeios de barco para ver os cetáceos, cidade onde não há lugar ao tédio seja num fim-de-semana seja em férias. Fica sempre a sensação de perda na hora da partida e o desejo de querer regressar brevemente.



Muitos desportos podem ser feitos na Ilha Terceira, tais como, passeios pedestres existindo muitos trilhos à escolha como, por exemplo, no Monte Brasil, vários pontos para a prática do surf, mergulho, entre outras variedades de coisas para fazer, a maior parte centradas m como usufruir da beleza natural da ilha.




As melhores panorâmicas são no Monte Brasil, Serra do Cume, Miradouro do Facho, Raminho, Agualva, Santa Bárbara e Ponta das Contendas.





Muito haveria a acrescentar sobre este pedaço do céu em Portugal, todavia deixo outros cantos e recantos para descobrirem durante a vossa visita.

Não quero fechar esta pequena apresentação sem deixar uma palavra de apreço a uma Instituição existente em Angra do Heroísmo, a “Cozinha Económica Angrense”, que fornece refeições a custos reduzidos tendo como objetivo principal que nunca falte uma refeição condigna a quem não pode pagar mais.



Saliento que esta é uma pequena informação do quão rica é a Ilha Terceira, durante a sua visita peça mais informações na receção das unidades hoteleiras.

Agradeço a disponibilidade da Drª. Emanuela Ferreira da Delegação Turismo da TerceiraATA (Associação de Turismo dos Açores).

 

Visitem e dêem-me “feedback”
 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.

 

                                                          (texto da autoria de Maria Delfina Gama)




2 comentários:

  1. Gosto da forma como descreve a realidade com os textos apaixonados que escreve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, também em nome da autora convidada Maria Delfina Gama, estando à vontade para procurar outros textos da mesma autora neste mesmo site, bem como partilhar os mesmos com os seus amigos e familiares!
      Volte sempre e um até breve,
      com os melhores cumprimentos,
      Mónica Rebelo, a fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt e detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt.

      Eliminar