domingo, 26 de junho de 2022

"Beiju ou Tapioca – Amazonas, Brasil" por Jack Soifer

A mandioca (Manihot esculenta) é das principais culturas do Brasil, e dela se faz farinha de mandioca e fécula. 


A farinha de tapioca faz-se da fécula de mandioca, é artesanal, o mais próximo possível dos campos regados por chuvas intensas.

Pouco maior que a batata doce, ela resiste às pragas, formigas, etc. É colhida, em geral, após 12-14 meses. Na Amazónia, a mais comum é a mandioca brava, muito tóxica. Após a colheita, ela é descascada, imersa em muita água; após uns dias, é macerada, exprimida, para retirar o ácido cianídrico, e depois seca numa enorme “frigideira”, mexendo-se constantemente para não colar na chapa quente.

Os grãos com cerca de 3mm são então usados para papas, têm elevada durabilidade, apesar da grande humidade ambiente. Para fazer a farinha de tapioca, molha-se novamente o grão, exprimido contra uma peneira com movimentos giratórios, para se tornar numa farinha grossa. A farinha é novamente levada à “frigideira” para secar.

Esta farinha tem boa acidez, proteínas, lipídios, amido e carboidratos. O pobre, na Amazónia, consome-a com peixe fresco, seco ao sol ou salgado. Acompanhado por uma fruta local, oferece saborosa e saudável refeição, sem glúten nem gordura.

A classe média, lá a frita como panqueca, enriquecida com diferentes recheios e até com doces para sobremesa. Uma tapioca quentinha com queijo artesanal, minicamarão e salsa alimenta bem e é saborosa. Muitos usam queijo coalho com algo mais, p.e., orégãos e frango desfiado. As ervas variam consoante a receita familiar.

Para a merenda ou sobremesa o enchimento é doce, chamando-se então com frequência de “beiju”. Há quem a recheie com banana amassada e mel, outros com doce de pitanga e até com açaí. Já mais para o Centro do Brasil usam o queijo magro com goiabada ou marmelada. Ou com coco ralado e uma colher de sobremesa de leite de coco.


RECEITA NA CATEGORIA DE OUTRAS RECEITAS:
Beiju ou Tapioca

Ingredientes:

  • 0,5kg de farinha ou goma de tapioca para 4 pessoas
  • 2-3 colheres de água
  • o mínimo de sal e de alho seco ralado
  • fatias de queijo e algo mais
  • ervas a gosto

Confeção:

  1. Misture farinha, água e sal; frite em fogo médio, como uma panqueca, sem óleo.
  2. Quando secar, vire e frite o lado de cima, como a panqueca.
  3. Quando ficar quase seca preencha a metade com o queijo e algo mais.
  4. Vire e pressione a outra metade, como numa panqueca.
  5. Se for doce, pode deitar um fio fino de mel, ao servir o prato.


YES!!! SIMPLES, DIFERENTE, NUTRITIVO, SAUDÁVEL!


 (texto da autoria de Jack Soifer)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário