sábado, 11 de junho de 2022

"Pólen apícola – Proteína vegetal" por por Maria João Lopes

Os produtos apícolas são considerados um dos alimentos mais espirituais e mágicos do planeta, assim como um dos melhores alimentos e fonte de nutrição concentrada. 


Todos temos conhecimento das muitas recomendações ao seu consumo e, sendo produzidos em zonas isentas de fontes de contaminação e com a abordagem certa do apicultor às suas abelhas, são superalimentos que podem complementar a nossa saúde para o resto das nossas vidas.

Dentro dos diversos produtos que saem da colmeia, neste artigo irei dar-vos a conhecer o pólen apícola. É um alimento alcalino considerado pelos nutricionistas como sendo um dos alimentos mais completos que se encontram na natureza.

Mas, de que é feito o pólen apícola? Quem o faz? O apicultor, as plantas ou abelhas? 

Em suma, o pólen apícola resulta da simbiose perfeita entre abelhas e plantas.

Para atrair as abelhas, a flor usa a cor e o brilho das suas pétalas, e o seu néctar doce e perfumado para que, em contrapartida, elas a ajudem na reprodução da sua espécie.  

Mas qual é o interesse da abelha no pólen?

É a sua fonte de proteína e, como tal, é um importante recurso para alimentar a criação, pois é o alimento que as satisfaz do ponto de vista nutricional, que é produzido por plantas que evoluíram ao longo de milhares de anos sujeitas à seleção natural. A isto dá-se o nome de polinização

Em condições normais, a abelha só regressa à colmeia quando a carga de pólen está completa. Estas cargas de pólen, quando cheias, pesam 15mg e contêm, em média, 4 milhões de grãos de pólen. 

A composição do pólen varia de acordo com a planta que o originou, existindo muito maior diversidade do que em qualquer outro produto da colmeia.

Independentemente da origem da planta, o pólen é basicamente composto por:

  • Água, açucares, lípidos, minerais, enzimas, celulose de fibras, vitaminas (cerca de 18) e aproximadamente 25% de proteína vegetal. 

Grama por grama, o pólen contém 5 a 7 vezes mais proteína do que a carne, os ovos ou o queijo. 

Em resumo, o pólen apícola é um potente energizante, recomendado para a astenia, depressão e esgotamento, fadiga nervosa e intelectual.

Contribui para a regeneração do sangue, principalmente no aumento da taxa de hemoglobina; assim, pode utilizar-se o pólen com bons resultados em casos de anemia.

Traz uma série de benefícios para a pele: é ótimo anti-inflamatório para a pele e ajuda a tratar irritações como eczemas e psoríase. Os aminoácidos, e os outros nutrientes presentes no pólen, ajudam a proteger a pele e a regenerar as células.

Em relação ao sistema imunitário, o pólen é excelente para a flora intestinal que, consequentemente, melhora o sistema imunológico. Além disso, contém antioxidantes que protegem as células contra radicais livres.

Já no que diz respeito ao sistema cardiovascular, devido a grande quantidade de rutina (bioflavonóide antioxidante), o pólen é um ótimo tónico para os vasos sanguíneos: ajuda a prevenir o entupimento das artérias sendo ótimo para prevenir enfartes e AVCs.

Quanto ao aparelho reprodutor, também há vantagens na ingestão do pólen, pois diminui a inflamação e diminui a urgência ao urinar, tornando-se um aliado para os que sofrem de hiperplasia da próstata.

Há alguns estudos que referem um benefício para as mulheres que sofrem de infertilidade, pois ajuda a estimular e a restaurar os ovários.

O pólen apícola pode ser ingerido simples ao natural, ou pode ser misturado com mel, com um batido, com iogurte, com uma sobremesa, etc.

Para quem é novo a desfrutar do pólen, é prudente começar com uma dose pequena, cerca de 1 colher de café diariamente, e se sentir bem avançar a partir desse ponto até uma colher de sobremesa.

Para adquirir ou mais informações contacte-nos em www.melbyquintal.pt



                                      (texto da autoria de Maria João Lopes da loja online BY QUINTAL)


Sem comentários:

Enviar um comentário