quinta-feira, 21 de julho de 2022

"Douro Vinhos Lote5 – Quinta das Chaquedas Santa Marta de Penaguião (Portugal)" por Maria Delfina Gama

A Quinta das Chaquedas começou com uma História de Amor.


História da Quinta das Chaquedas

Uma família que se pretendia junta, e assim o conseguiu, harmonizando-se com os vinhos.

Francisco, oficial do exército a trabalhar na região, é do Douro, e de uma família com raízes e propriedades no Douro desde há séculos.

Paula Filipe, é de V. N. Gaia, onde começou por exercer advocacia, durante cerca de 10 anos.

Casaram em 1993 e cada um seguiu a sua profissão, em Lamego e em Gaia.

Até que os seus caminhos se encontraram e esses 100 km se estreitaram.

Em 1999, e de modo a poderem estar mais juntos, embarcaram num projeto comum e compraram a Quinta da Cascalheira, no Cima-Corgo, no vale do Rio Torto, um “terroir” realmente único, no Douro, com todas as suas vinhas de letra “A”, o que denota a excelência da sua qualidade.

E o sonho começou a tomar forma.

Uma Quinta, que começou com 8 hectares, conta atualmente com cerca de 20 hectares, fruto ora de outras compras de terras vizinhas, ora de anexação de parcelas da família, já que a sua paixão pela vinha ia crescendo a cada dia.

Até que o casal, já com uma filha de 5 anos, acabou por se mudar ”de armas e bagagens“ para essa Quinta, na vindima de 2001.

Fizeram-se alguns saibramentos novos, plantações novas, replantações, bem como se mantiveram algumas parcelas de vinhas velhas e históricas centenárias, de suprema qualidade. Tudo isto, sempre devidamente aconselhados por técnicos altamente credenciados, que sempre os apoiaram em todo o processo, desde o modo de surriba, à forma de plantação, à escolha criteriosa de plantas e à boa adequação das castas a cada parcela de vinha. Tudo no pressuposto de um respeito escrupuloso da terra e da vinha.

"Uma nota muito pessoal e importante para nós: temos especial orgulho em termos mantido, até hoje, uma vinha Histórica e Única, com mais de 100 anos de idade, com o nome de ”Ferradura”, junto à margem direita do Rio Torto."

A “Ferradura “é uma vinha pré-filoxérica, com uma enorme variedade de castas tradicionais do Douro (cerca de 40 castas) vinha essa, toda suportada pelos chamados “muros de maceira”, que ficam acima do solo, o que se traduz num efeito estufa da videira único, e cujo potencial é completamente traduzido nos nossos melhores vinhos.

A vontade de crescer, bem como a família, foi sendo cada vez maior e, em 2003, iniciaram mais uma aventura.

Desta feita, compraram a Quinta das Chaquedas, em Santa Marta de Penaguião, muito perto da cidade da Régua, e com uma localização perfeita, para se fixar uma família, agora já com 5 elementos.

O nome Chaquedas, vem de uma propriedade na praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia, pertença do avô de Paula Filipe, que venderam para apoio na compra da Quinta, trazendo o seu nome, para que, desta forma, se homenageasse o seu avô e a sua família.

Aqui se fixou toda a família a partir do S. João de 2006, reconstruindo-se a casa da Quinta das Chaquedas, construindo-se a Adega, e dispondo-se, ainda, de um espaço para Eno-Turismo e Salas de Provas de Vinho.


Aos poucos, e já a viver nesta Quinta, depois da Vinha bem instalada, iniciaram-se na arte de fazer vinho, com o foco e mote sempre na qualidade.  

A Qualidade e o Equilíbrio são a sua exigência e a sua obrigação.

Inicialmente lançaram o Chaquedas Doc Douro Tinto em 2010 e, mais tarde, os Chaquedas Doc Douro, Tintos Colheita e Reserva 2013.

Entretanto, e como o mercado não acolhia, a nível fonético, facilmente a marca Chaquedas, pensaram todos juntos, e em família nasceu, orgulhosamente, uma nova marca – LOTE 5, o que aliado a uma nova imagem, se traduziu no sucesso atual da marca!

"Lote 5 - Chaquedas é o Fruto de uma família de 5 pessoas, em que cada uma, à sua maneira, lhe emprestou um pouco de si, ao aventurar-se no Douro, na magia, na arte e no amor de se fazer vinha e vinho.

E assim continuou a nossa Aventura, sob a égide da nova marca Lote5que se iniciou com o Grande Reserva Tinto 2014, logo seguido de outras referências, crescendo e marcando presença da marca Lote5 em vários segmentos de mercado."

Até que, por voltas do destino e da amizade que já os unia, em meados de 2019, surgiu, no Projeto desta família, o Amigo e excelente Enólogo Jorge Alves, (Enólogo do Ano 2018) que se apaixonou também por este sonho, e com o qual se consolida este Projeto, com nova abordagem sobre os vinhos, mas sempre assente na sua sublime qualidade e equilíbrio!

E assim se começa um novo ciclo, marcado a fogo pelo lançamento do enorme Chaquedas Lote5 Grande Reserva 2017, um Tinto de eleição e que marcará para sempre, estamos certos, a história deste Lote5, que já soma e segue, pela mestria do conceituado Enólogo, com mais dois novos grandes tintos no mercado: os Reserva 2017 e Doc Douro 2018.

 

"Para completar este quadro, surge um perfumado Branco, com a sua primeira edição em 2020, e para 2021, apareceu a novidade de um belo Rosé, de estilo Provençal, com uma cor salmonada muito elegante, sendo ambos frescos e muito equilibrados, tudo para dar ainda mais força à nossa marca Lote5!"

E, na Primavera de 2022, a família Lote5 continuou a dar nas vistas e a dar que falar, ao aparecer com um novo e surpreendente Lote5 Reserva Branco 2020: um vinho branco “como deve ser", logo com a chancela de Altamente Recomendado pela Revista de Vinhos de julho 2022!

Fazem provas de vinho? 

Sim, fazemos provas de vinhos por marcação prévia.  

Se sim, em que dias e qual o número mínimo de participantes?

Mínimo 2; máximo 12 PAX.

São possíveis visitas à quinta?

As visitas são às Quintas Sta. Marta e Ervedosa, por marcação prévia. 

A quinta tem alojamento?

Não, não temos alojamento.

Os visitantes da quinta são maioritariamente portugueses ou estrangeiros?  

Temos tido grupos nacionais e estrangeiros com agentes conhecidos e também enviados por restaurantes locais e pelos nossos distribuidores. 

Nesta caminhada que todos sabemos não ser fácil, quais foram as maiores dificuldades com que se debateram?

A principal dificuldade inicial foi a compra das quintas; realização de Saibramento, de projetos. Aprender. Aprender tudo quase do zero. Desde a vinha aos vinhos. E investir. Muito investimento. Financeiro e pessoal. Anos e anos a fio. Mas com o objetivo sempre bem focado de fazer Bem.  

Quais as maiores dificuldades no momento?

As maiores dificuldades atuais são o baixo preço praticado no mercado pela compra de vinhos e compra de uvas; a falta de mão de obra; (e já pagamos a cerca de 50-60€/dia por trabalhador - prestação Servicos faturada - na vinha / dia e não há ! - Estamos a ficar asfixiados, pois ao preço que recebemos pelas uvas e vinhos não podemos pagar mais); a falta de apoios a pequenas empresas com uma enorme dificuldade na obtenção de crédito, na realização de projetos de investimento, pois é preciso ter o dinheiro para andar para a frente, pagar a empresas de projetos, obtenção de licenças, inúmeros pareceres de entidades pública, etc! 

A dimensão pequena e média não consegue aceder a bons preços nas matérias primas de “secos“: caixas garrafas rolhas cápsulas rótulos…

O que gostariam de ver alterado na legislação, de forma a ser mais benéfico, tanto para a empresa, como trabalhadores, como para o próprio país?

Os impostos e tudo o mais relacionado (IVA, IRC, retenção na fonte, medicina do trabalho, segurança social, seguros) são enormes e constituem uma carga enorme sobre quem tanto trabalha e se esforça como nós.  

As portagens e o custo dos combustíveis não nos permitem fazer e ter uma boa cobertura comercial (também feita por nós!)  

Precisávamos de uma organização forte que nos protegesse e elevasse O DOURO ao patamar que merece. A EXCELÊNCIA DE UMA REGIÃO ÚNICA NO MUNDO! (Champanhe conseguiu!)

De uma organização com pessoas da região para a região.  

A Maravilha é termos o Lote 5.  

Um lote de 5 pessoas, unidos por muito amor. A Família Lote5 e o nosso maior orgulho. A nossa maior conquista. Conseguimos.  

Os vinhos: estamos no bom caminho.

É uma questão de tempo e oportunidade, pois, o que fazemos, fazemos Bem.

Boas uvas. Bom Enólogo. Bom designer. Bons parceiros. Atenção ao pormenor. Arte de bem receber. Muito Rigor. Honestidade. Muito trabalho.  

What else? 

É Lote5! Um brinde à vida e alegria. Sempre Lote5!

Quinta das Chaquedas

5030-458 Santa Marta de Penaguião

Contato: (+351) 968362832. (+351) 254828069

Na Corriqueijo em Braga, como falei na semana passada, encontra os vinhos da Quinta da Chaquedas Lote5:

https://www.pramesa.pt/2022/07/falamos-de-resiliencia-queijo-vinho-e.html

Os vinhos da Quinta da Chaquedas – Lote5  de Santa Marta de Penaguião, são distribuídos pelas seguintes empresas:


LISBOA

http://vsofwine.com/produtores/chaquedas

Contato: +351914125370

Mercearias da Terra

https://www.merceariadaterra.com/

Contato: +351917237797

BRAGA

http://www.amavinhos.pt/

Contato: 253096381

Outros distribuidores:

Supergaia – Vila Nova de Gaia

Pmmt - Nacional

Goodwine - Aveiro

Jbf – Vila Nova de Famalicão

LCA- Porto

Vinhos Dona Cândida - Leiria

Garrafeira JR - Mortágua

Garrafeira Silva - Marco de Canaveses

DC - distribuição Algarve

João Garcia - Ilha Terceira

Joaquim Nunes – Cinfães do Douro

Nobre vinhos e tal - Guarda


Visitem e deem-me “feedback”

 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.


                                      (texto da autoria de Maria Delfina Gama)


Sem comentários:

Enviar um comentário