quinta-feira, 14 de julho de 2022

"Falamos de Resiliência, Queijo, Vinho e Restaurantes Braga - (Portugal)" por Maria Delfina Gama


Já pensou fazer uma degustação de queijos no centro de Braga?


Uma loja que me chamou à atenção pela apresentação foi a CORRIQUEIJO situada na Rua dos Biscainhos em Braga. Para quem leu os meus artigos sobre Braga (Parte 1 e Parte 2) fica junto ao Arco da Porta Nova, Campo das Hortas como quem diz a dois passos da Avenida central. Como os proprietários referem “acabamos por encontrar o local perfeito!



Este espaço fez-me recordar muitos que frequentei em Andorra, Espanha e Itália! E como a curiosidade é muita, a boa apresentação e disposição dos produtos fez-me querer saber mais sobre este espaço que está aberto desde junho de 2018, isto para não falar pela minha adoração por queijos.

Como nasceu A Corriqueijo?

A Corriqueijo nasceu duma vontade de dois irmão, Rita Lima e José Lima de criarem um conceito de qualidade, inovador e que é abrangente a todos os amantes do "bom queijo".

À medida que as viagens se iam fazendo, quer entre os dois e respetivas famílias, a vontade ia crescendo...


Demorou a concretização, de um sonho a tornar-se um objetivo concreto?

Os jantares à mesa e a pesquisa sobre este produto, também iam fazendo o seu papel de criar uma loja na nossa cidade natal ligada ao queijo.

O universo queijeiro fascinou-nos, despertou muitas curiosidades, todo o significado que está por trás da sua produção. Um setor muito humilde, porém, cheio de riqueza! Um setor que respeita a sua terra, o seu gado, a produção. Estava na altura de encontrar uma loja que reunisse condições para instalar este produto.


O local perfeito para um loja com estes produtos e o nome foi fácil de encontrar?

Aqui na rua dos Bíscainhos, n 89, acabamos por encontrar o local perfeito! Humidade e frescura quanto baste! Corriqueijo, é um trocadilho com a palavra "corriqueiro", tem como premissa ser uma loja, humilde, para todos, simples e de que se fale muito. A Corriqueijo abriu portas, como já foi referido. Em 2018 a 17 de junho.

Na loja existem só queijos Portugueses?

Não, na loja os clientes encontrar queijos portugueses e internacionais, crackers, compotas, chás, vinhos, cervejas, azeites, utensílios...


Quais são os queijos que destacam?

Nos queijos portugueses destaque para o queijo Serra da Estrela, S. Jorge e outras produções artesanais mais pequenas como Flor do Vale, I'm cheese, Brejo da Gaia. Nos queijos estrangeiros encontramos um maravilhoso Comté, San Simon da Costa, Alex da Baviera e muitos outros de outras regiões europeias.


Mesmo sendo uma amante de queijos tenho sempre muitas dúvidas aquando da compra, todos somos assim?

A loja conta com um balcão de degustação de queijos e vinhos e na compra dos queijos, que são vendidos a peso, pode contar com a ajuda da Ana Rita e da Anabela.

Desde a abertura quais foram as experiências menos boas e com mais dificuldade?

A cultura de consumo de queijo artesanal, não está tão enraizada como noutros países da Europa, por exemplo, Espanha, França, Itália. E no norte do país, muito menos, em relação ao centro e sul. Esta podemos dizer que tem sido a maior dificuldade. A falta de maior consumo deste produto, diariamente.

Período difícil, não podia deixar de falar durante o confinamento, devido às COVID 19.

A nossa loja não fechou, pois vendíamos produto alimentar, mas pouco ou nada adiantava estar aberta se as pessoas não circulavam. Dedicamo-nos a promover entregas ao domicílio e a fazer degustações online.

Nesse período enviamos por transportadora para a casa das pessoas um kit de queijos, vinho e uma pequena orientação dos queijos e montagem da tábua. À hora e dia marcados estávamos todos online para partilhar a experiência de degustados queijos em conjunto. Foi de facto uma prova de superação a está fase difícil da vida para todos nós.


Estão abertos sete dias por semana?

Encerramos ao domingo, estamos abertos todos os dias das 10:30 às 13h e das 15:30 às 19:30h.


Rua dos Biscaínhos 89 – Braga (Portugal)

Contato: 968783926

Email: geral@corriqueijo.pt


Fiquei agradavelmente surpreendida ao encontrar um dos vinhos que mais gosto e, que na verdade, tenho tido alguma dificuldade em encontrar. Embora tenha consciência que este vinho tem que ser vendido obrigatoriamente em locais como A Corriqueijo, é uma pena que ao longo do país alguns restaurantes e lojas da especialidade ainda não o tenham!


Estes vinhos da Quinta da Chaquedas de Santa Marta de Penaguião, que falarei no artigo da próxima semana, é distribuído pela VSOF Wine.

http://vsofwine.com/produtores/chaquedas

Contato: +351914125370

Restaurantes que aconselho em Braga já mencionados em artigos anteriores:

http://www.restaurantetrotas.com/

Contato253276470


Hotel do Elevador

Contato: 253603400


Restaurante Sameiro “Maia” – Santuário do Sameiro

http://www.restaurantesameiromaia.pt/

Contato: 253675114

restaurantesameiro@gmail.com

Boca Maldita junto à Praia Fluvial do Faial - Prado

https://menu.bocamaldita.pt/

Contato: 253031890 ou 918328891

Email: geral@bocamaldita.pt

 

Visitem e dêem-me “feedback”

 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.

                                     

 (texto da autoria de Maria Delfina Gama)


Sem comentários:

Enviar um comentário