quarta-feira, 10 de agosto de 2022

"Algodoeiro" por Miguel Boieiro



Apesar do meu entusiástico deleite de escrever sobre espécies vegetais, mormente das que podem ser utilizadas em fitoterapia, procuro ter algum cuidado e só abordar as que me proporcionam algum contacto, nem que seja apenas visual. 


Discorrer sobre o que não conheço não é meu princípio, até por uma questão de respeito pelos meus assíduos e pacientes leitores. Naturalmente que, quando se gosta de determinada temática, somos amiúde atraídos para o esforço da pesquisa a fim de sabermos um pouco mais. No meu caso concreto, não será demais acentuar que, a despeito de  alguns afirmarem que sei muito de botânica, isso não corresponde à verdade, nem de longe nem de perto. Sou apenas um fervoroso amador, no sentido de que amo e nada mais.

A extraordinária complexidade do reino da botânica, constituído por uma infindável multiplicidade de viventes e suas facetas engenhosas para sobreviver e progredir, obriga-nos a ser humildes. Obriga-nos a arredar a pretensa superioridade de seres “inteligentes”, convidando-nos a estar atentos e a aprender perante os ensinamentos propiciados pela divina natureza da qual fazemos parte integrante.

Colocados estes considerandos, vamos então referir uma utilíssima planta, que faz parte do quotidiano por variadíssimas razões, mas que o vulgo que nos rodeia desconhece, por não ser espontânea na nossa região. Falamos do algodoeiro que Lineu batizou por Gossypium herbaceum, arbusto que integra a simpática família das Malvaceae, como a malva, a alteia, o hibisco, a lavatera e outras mais.

Enxerguei, pela primeira vez, e de longe, um campo de algodoeiros quando fui à Turquia, país que é um dos maiores produtores mundiais de algodão. Recentemente, nas espaçosas ruínas do Templo de Apolo (Chipre), um admirável santuário que englobou tempos arcaicos, helenísticos e romanos, surripiei um pedaço de algodão, da planta mãe que estava num vaso, logo à entrada. Ninguém viu, mas na verdade, senti um pouco desconforto pelo “roubo” cometido, praticado apenas por insaciável curiosidade. Que as catrefadas de deuses do santuário me perdoem pelo pecado cometido às portas do recinto sagrado!

Ainda mais recentemente, durante o excelente passeio que a Casa do Povo de Alcochete promoveu para visitar a feira Ovibeja, veio-me parar às mãos o folheto “A Fileira do Algodão – fibras naturais do Alentejo”. Tal folheto, editado pela ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola), trouxe ao meu conhecimento que, no sul do País, já se produz algodão numa área de 453 hectares que deu aproximadamente 1500 toneladas (registos de 2002).

Ora no que respeita ao Gossypium L, há a referir que nas regiões tropicais e subtropicais há cerca de 40 espécies, sendo algumas utilizadas para produção do nosso conhecido algodão.

São arbustos que podem atingir 7 metros de altura, providos de caules ramosos, folhas largas palmatilobadas com glândulas negras oleosas, flores solitárias de pétalas brancas ou rosadas e sementes envolvidas por camadas de fibras enroladas. Tais fibras, celulose quase pura, possuem durabilidade, resistência e absorção, propriedades que exponenciam o seu valor comercial. Do que se faz com o algodão-em-rama e da indústria da sua tecelagem não adiantamos mais porque é abundante a divulgação no que respeita às suas ancestrais utilizações.

Falemos antes do algodoeiro como planta medicinal com uso popular corrente nas regiões onde prolifera livremente. Muita gente desconhece que com as folhas do algodoeiro se pode fazer uma tisana. Tal “chá” tem o condão de aliviar dores, cicatrizar feridas, reduzir os níveis de açúcar no sangue e ajudar na prevenção de doenças cardíacas. A tintura, preparada a partir do óleo das sementes, estimula o aumento de leite materno. A decocção da casca que reveste a raiz previne hemorragias internas e dores nas articulações. Dizem que até inibe o crescimento de células cancerosas, devido a conter uma substância única chamada “gossipol”.

Na composição química das sementes, para além do princípio ativo gossipol, há a registar tanino, amido, matéria proteica, fenol, celulose e ácidos gordos, em especial o palmítico, o esteárico e o pectínico.



Toda a planta é hemostática, galactagoga, diurética, anti glicémica, antimicrobiana, antidiabética, anti-helmíntica e anti-inflamatória.

No entanto, “não há bela sem senão”! Foram detetados efeitos colaterais que diminuem o interesse nos tratamentos de fitoterapia que de resto, devem ser sempre seguidos por especialistas. Verificou-se, por exemplo, que baixam a produção de espermatozoides e que, por isso, não devem ser utilizados por homens em idade fértil. No que toca às mulheres grávidas, dizem que podem provocar malformações nos fetos e até ocasionar abortos espontâneos.

Ficam, pois, estes apontamentos para espicaçar interesse e satisfazer eventuais curiosidades sobre uma planta deveras importante, mas quase desconhecida entre nós.


(texto da autoria de Miguel BoieiroVice-presidente da Direção da SPN)

  

_________________________________________________________________________________

 

Nota: meu caro leitor, acrescento que, relativamente ao Voucher de Desconto a ver com o Refeitório Vegetariano da Sociedade Portuguesa de Naturalogia em Lisboa, que já faz parte da intitulada «área exclusiva» de todos os Subscritores da Revista P´rá Mesa, está afixada, na barra lateral direita de www.pramesa.pt, uma imagem através da qual poderá clicar e aceder à respetiva Ementa Diária!

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 12h30 às 15h00

(só serve almoços).

Morada: Rua João de Menezes nº1, Lisboa, Portugal

Mais informações:  https://www.facebook.com/refeitorioSPN/

Por isso, se ainda não é Subscritor, inscreva-se diretamente através do link http://eepurl.com/hPd-Jj, que assim que possível irá receber, no seu email de subscrição, um Cartão de Subscritor com as respetivas senhas corretas para aceder a essa mesma área sem pagar nada!

Sem comentários:

Enviar um comentário