domingo, 7 de agosto de 2022

"Idaho Potatoes - EUA" por Jack Soifer


Em 1975 fui trabalhar para os EUA numa empresa de consultoria. Lá aprendi muito com clientes em N.York, Chicago e Louisville. Nesta, na Kentucky Fried Chicken, tive o privilégio de falar com o então proprietário, The Colonel. Os truques da KFC ficam para outra semana. Agora vai algo que só comi nos EUA.


Idaho Potato é a marca registada por uma associação de produtores daquele estado dos EUA.

Ela é muito grande e nutritiva. Uma batata de uns 150 g contém fibras, 100 calorias, 3 g de proteínas, 20 mg de cálcio, 1mg de ferro, 620 mg de potássio, 27 mg de vitamina C, 0,2 mg de vitamina B.

Desde 1999, a associação promove uma partida de futebol americano entre uma das equipas da região contra alguma supercampeã. Desde há uns anos é ela quem financia o evento; a receita da bilheteria, de uns 22-28mil espectadores, vai para fins humanitários.

Na UE encontra-se batata grande, similar. O ideal é assá-la no forno normal que, ao abri-lo, para controlar se está pronta, exala um aroma apaixonante. Mormente no Inverno. Mas aqui segue a receita para micro-ondas.

Aos hóspedes, eu servia um bourbon, aquele delicioso e aromático uísque americano vindo de Kentucky ou dos estados vizinhos. Com os amendoins torrados, ainda na casca, vindos de Georgia ou Alabama. E vinho de Napa Valley, do Norte da Califórnia, que tem lindíssimas viticulturas desenvolvidas sobretudo pelos simpáticos italianos e mexicanos lá imigrados no início do século XX ou no pós-guerra.

Louisville é famosa pelas suas corridas de cavalo e pela cidade-velha, tombada, esplanadas onde se ouve soft-jazz ou soul e onde as pessoas te oferecem copos para saber de ti e te levar para as suas amizades. A tradição francesa ainda a domina. OUI, FORMIDABLE!!!

 

RECEITA NA CATEGORIA DE OUTRAS RECEITAS:

Idaho Potatoes



Ingredientes (4 pessoas):

  • 1 a 1,5 batatas por pessoa
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de café de flor de sal
  • 1 brócolos picado
  • 1 dente de alho amassado
  • 0,5 alho francês picotado fino
  • 0,5 colher de café de orégãos em pó
  • 0,5 colher de café de Erves de Provence em pó
  • 2,5 colheres de sopa de iogurte, do tipo kefir, por batata
  • 1 ponta de (4-5 minifolhas) hortelã, por batata

Confeção:

  1. Lave muito bem e seque as batatas. Com um garfo, perfure cada batata 2 ou 3 vezes.
  2. Esfregue cada uma com azeite (apenas o suficiente para a cobrir) e salgue.
  3. Ponha-as num círculo em uma toalha de papel; deixe um espaço de 1,5cm entre cada batata.
  4. Asse em Micro-ondas, em ALTO, por 15-20 minutos, virando uma vez durante o cozimento.
  5. Após uns 15min, fure com o garfo, retire as macias. Deixe-as descansar por 5min. antes de servir.
  6. Entretanto prepare o molho. Misture muito bem os ingredientes. Fique atento a espalhar o alho por todo o molho. Ao servir, talhe a batata ao meio até a sua metade, abra uma fenda para ali espalhar o molho. Há quem queira um pouco mais de sal. Adorne com a ponta da hortelã (ou de alguma flor comestível).
  7. Há quem faça bolinhas ou cubinhos do molho para congelar, que derreterão ao serem colocados na batata, ao servir. Há quem decore com finas fatias de cenoura.

Vinhos






Para acompanhar um prato vegetariano vai bem um vinho tinto com mescla rara. Tannat, Alfrocheiro e Touriga Nacional, vinificadas separadamente em barricas rotativas de 500 L, com estágio de 12 meses em barricas de diferentes origens, e 12 meses em garrafa. É Ganita 2015 da Quinta do Gradilque conta com 7 séculos de história! 

O solo é argiloso ou argilo-calcareos, tendo boa drenagem. As encostas do sopé da Serra de Montejunto oferecem exposição solar e o ar do Atlântico dá-lhe acidez natural. Tem 14,5%.


(Fonte da foto da Garrafa Ganita 2015: https://www.quintadogradil.wine/pt/ganita/)

                                                                 (texto da autoria de Jack Soifer)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário