domingo, 5 de fevereiro de 2023

O Carnaval mais português de Portugal e o Projeto SenteMente!


Desta vez, resolvi mostrar-lhe, meu caro leitor, tanto um pouco do lado mais brincalhão como do lado mais sério de Portugal, vamos a isso?


Se, por um lado, temos aqui que "o nascimento do carnaval urbano de Torres Vedras aconteceu no início do século XX e está associado aos republicanos locais, que aproveitavam o Carnaval para parodiar ou satirizar o contexto político nacional, em especial a monarquia", por outro lado, tem-se ali que "segundo Magno, a expressão das emoções através de personagens fictícios possibilita a vivência dos papéis, libera a tensão, restabelece o autocontrole e o equilíbrio".

Na verdade, Carnaval e Teatro são duas formas de fazer arte, em que se assumem outros papéis, tendo ainda origens muito semelhantes!

Por isso, abracem-se estes dois tipos de movimentos, sendo, conjuntamente, uma forma de expressão catalizadora na sociedade, capaz de a tornar mais inclusiva, já para não falar da questão da gastronomia, que é também um importante veículo de comunicação que permite simbolizar essa mesma sociedade!


100 anos do 'Carnaval mais português de Portugal'


Teatro terapêutico



(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)




Sem comentários:

Enviar um comentário