segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Aniversário da Revista P´rá Mesa

E já se passaram 5 anos desde que criei  Revista P´rá Mesa no dia 15 de janeiro de 2019, que sensação!



É que, no caso de não se recordar, ou de simplesmente não saber, foi em 2017 que comecei a publicar em www.cozinhacomrosto.pt com o lema de que "toda a cozinha tem um rosto" e "todos nós somos o que comemos", para passado algum tempo surgir a Revista P'rá Mesa, ainda que em primeiro lugar tenha sido enviada em formato de PDF para quem só subscrevia, na altura, esse mesmo Blog

E talvez aquelas que me deram, nessa altura, mais gozo a fazer foram, sem dúvida, as duas últimas que tinha a ver precisamente com o concelho onde eu resido, Odivelas!

Dessa forma, confesso que fiquei a conhecer mais e melhor acerca de uma zona de Portugal que, mesmo sendo localizada junto à capital de Lisboa, tem muita história por contar e segredos por desvendar, ou não fosse o Rei Trovador, mas também o Lavrador, El Rei Dom Dinis, que desposou Isabel de Aragão, conhecida por Rainha Santa, o fundador do icónico Mosteiro de Odivelas, mas coincidentemente de igual importância para a atual cidade de Leiria, devido ao facto de mandar plantar a maior e mais antiga mata nacional de Portugal, o Pinhal de Leiriazona donde eu sou também natural, quem diria!

Entretanto, em 2022, surgiu, a Revista P'rá Mesa em formato online em www.pramesa.pt, já que é na "mesa" que está o "comer" e onde provavelmente passamos grande parte da nossa vida a conversar, nem que seja com os nossos próprios botões, não é verdade?

Com tudo isto, vamos então dar início a um conjunto de novidades na Revista P´rá Mesa, tendo já agendado, para esta semana, os seguintes artigos:

  • divulgação dos textos mais vistos em 2023 em www.pramesa.pt
  • convite para revisitarem os vídeos já publicados no canal do YouTube da Revista P´rá Mesa
  • divulgação de novos Autores Convidados, Parceiros e Vouchers de Desconto da Revista P´rá Mesa
Por isso, sigamos já para a introdução ao tema da doçaria em Portugal, que nos tempos mais próximos irá ter um certo objetivo (esteja atento...), seja ela do tipo conventual ou meramente popular, onde naturalmente deverá reconhecer o tradicional Toucinho do Céu do Convento de Odivelas, escolhido propositadamente para festejarmos, em conjunto, os 5 anos do surgimento da Revista P´rá Mesa, que é feita por si e para si!



E o Município de Odivelas irá celebrar, nada mais nada menos do que, este ano, 25 anos

Mas os arqueólogos contemporâneos dizem que foi nesta região que viveram os primeiros ocupantes de toda a região de Lisboa e que esse mesmo facto aconteceu há cerca de 500000 anos, por acaso sabia?


Portanto, vá ficando atento ao que vai saindo em www.pramesa.pt que, na próxima semana, ainda irá ficar a saber um pouco mais sobre o que ando a preparar de outras novidades... ui, ui!

RECEITAS NA CATEGORIA DE BOLOS E SOBREMESAS:
Toucinho do Céu do Convento de Odivelas



Ingredientes:

  • 1 clara
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 pitada de canela
  • 130 ml de água
  • 250 g de miolo de amêndoa moído
  • 500 g de açúcar
  • 9 gemas
  • açúcar em pó p/ polvilhar

Confeção:

  1. Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar e deixe ferver até atingir o ponto de pérola (quando levanta a colher, forma-se uma gota resistente, como uma pérola).
  2. Bata a clara em castelo bem firme.
  3. Ligue o forno a 180º C.
  4. Unte generosamente uma forma redonda com manteiga e forre o fundo com papel vegetal. Reserve.
  5. Quando a calda estiver no ponto, retire do lume, junte a amêndoa, a manteiga e a canela. Envolva bem e leve ao lume brando a engrossar.
  6. Retire o preparado do calor, junte as gemas, ligeiramente batidas, usando um passador de rede fina.
  7. Mexa bem e deixe a amornar um pouco antes de envolver a clara em castelo.
  8. Deite a mistura na forma e leve ao forno cerca de 30 minutos. Vigie a cozedura e, se necessário, tape a forma com papel vegetal para não queimar a superfície do doce, que deve ficar dourada e estaladiça.
  9. Deixe o toucinho do Céu arrefecer e polvilhe abundantemente com açúcar em pó.


(fonte: https://www.cozinhatradicional.com/toucinho-do-ceu-do-convento-de-odivelas) 

(texto da autoria de Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário