quinta-feira, 10 de março de 2022

"Comer, Beber, Dormir e Visitar Alter do Chão, Alentejo (Portugal)" por Maria Delfina Gama

Muito perto para férias, miniférias ou um dia bem passado simplesmente

Se há coisas que os Alentejanos têm no sangue é o saber receber, fazer-nos sentir em casa. Pelo carinho que tenho a esta localidade, onde estive de 2007 até 2013, pareceu-me injusto falar só de um estabelecimento pois, todos dentro da sua categoria, deliciam-nos com os comeres alentejanos ou bem dormir. Não posso deixar de referir o Pernil à Alentejana, o Borrego com Arroz Amarelo, a Sopa ou Alhada de Cação, a Sopa de Tomate, as Bochechas de Porco Preto, a Sericaia com Ameixa d`Elvas, entre muitas outras iguarias tradicionais.

Alter do Chão pertence ao distrito de Portalegre, Alto Alentejo. Nesta vila podemos visitar o Castelo construído durante o período muçulmano, Coudelaria de Alter https://alterreal.pt/ onde se situa o mais recente hotel**** da zona https://www.vilagale.com/pt/hoteis/alentejo/vila-gale-collection-alter-real . Inserido nesta unidade está o Restaurante Inevitável e o Bar Dressage, ambos abertos ao público.

No centro da vila está o Hotel Convento d`Alter****, convento franciscano de 1634 https://www.conventodalter.com/ , dentro deste hotel podemos visitar o quarto dos frades, os claustros e a cisterna além de podermos usufruir de um descanso de qualidade nos claustros. Aqui existe a possibilidade de uma visita à Igreja de Santo António contígua à unidade hoteleira, carecendo de um pedido na receção do hotel unicamente, pedidos estes sempre atendidos mediante disponibilidade. Na unidade há uma piscina ao ar livre, sala de reuniões, mesa de bilhar e algumas mesas de jogos diversos, bar aberto ao público e o restaurante para o serviço de pequenos almoços.

Na rua principal temos restaurantes com sabores tradicionais a preços acessíveis. Nesta rua está localizado o Restaurante Eden com petiscos tradicionais, onde além do espaço interior temos uma esplanada para dias amenos ou calor, gerido pelo simpático Sr. Joaquim e Família.

Na mesma rua temos o Snack Bar Avenida, gerido pelo Sr. João e Família com comida caseira e tradicional e, também, petiscos.

Imediatamente ao lado temos o Café Alentejano, onde todos procuram a sorte com o registo de jogos diversos e onde podemos beber um café, uma taça de vinho ou o famoso TRAÇADINHO acompanhado pela simpatia do Sr. António ouvindo as suas histórias, saber estar único, comedido e sorriso sincero.

Nesta zona encontramos o Alter Village Apartments, alojamento local sobre o que nos diz a simpática Srª. Dª. Angélica Cabaço: "Está situado aqui no centro da pacata vila de Alter do Chão, o Alter Village Apartments, tem ao seu dispor apartamentos com tipologias desde T0 a T3. Todos os apartamentos se encontram totalmente remodelados e equipados de modo a satisfazer as necessidades dos hóspedes, quer para curta ou longa duração de estadia. Todas as divisões dos apartamentos dispõem de ar condicionado e Wi-Fi gratuito. É possível ainda, tirar partido de um rooftop com uma excelente vista panorâmica para o centro da vila."


Nesta área encontra-se o emblemático Café e Bar Alter gerido pela Família Veiga que aconselho para um lanche, snack`s variados ou, apenas, uma bebida no coração da vila. Pela noite dentro é o local ideal para ouvirmos boa música, dançar, jogar e disfrutar de uma bebida a gosto dado a diversidade de escolha existente.

A 10 minutos a pé do centro da vila situa-se o Hotel Varandas d`Alter***, que possui um bom restaurante aberto ao público com pratos alentejanos, cuja confeção é inteiramente caseira com preços muito apetecíveis, dispondo de parque de estacionamento privado.

O departamento de cultura da Câmara Municipal de Alter do Chão diz-nos que: “Esta vila possui uma excelente e diversificada oferta turística, realçando os nossos valores culturais nomeadamente o vastíssimo património arquitetónico e paisagístico. A vila é rica em monumentos históricos, dentre os quais se destaca o emblemático Castelo, situado aqui no centro e a graciosa Casa do Álamo, núcleos museológicos abertos ao público e onde se concentram uma variedade de atividades culturais. A antiguidade de Alter do Chão, está perpetuada pela descoberta do Mosaico da Villa Romana da Casa de Medusa, único na Europa. Sobejamente conhecida pela Antiga Coudelaria Real, fundada no reinado de D. João V em 1748, a Coudelaria de Alter é ponto de visita obrigatório, onde o Cavalo Alter Real se perpetua na história.

Acrescentam informações essenciais para todos os turistas:

• O Núcleo Museológico da Villa Romana da Casa de Medusa, uma Necrópole Tardo-Antiga e o centro interpretativo, onde algum do espólio descoberto durante as escavações, se encontra exposto.

• O Núcleo Museológico do Castelo de Alter, agora reconvertido em espaço museológico, está atualmente dotado de uma sala com painéis para interpretação, duas salas de exposições temporárias e uma receção/loja. Mandado construir por D. Pedro I, em 1359, distingue-se das outras fortalezas de cariz militar por se encontrar num local plano, no centro da vila. Atualmente, o Castelo de Alter do Chão encontra-se em bom estado de conservação e é um monumento digno de ser visitado.



•No Núcleo Museológico da Casa do Álamo, podemos conhecer a História de uma típica Casa Agrícola Alentejana, de um Território e dos que ali habitaram e trabalharam, através das peças e objetos históricos, mas também pela mais recente tecnologia. Além dos núcleos museológicos existem vários locais de visita, pela vila de Alter do Chão, de caracter livre e gratuito, como os fontanários, algumas igrejas e a pitoresca Aldeia de Alter Pedroso de onde se pode avistar o fantástico montado alentejano.

Horários dos núcleos museológicos: 0900h às 12.30h e das 13:30h às 17:00h (de segunda-feira a domingo) Visitas acompanhadas Núcleo Museológico da Casa de Medusa 1ª Visita - 10.00h (horário de Verão e Inverno) 2ª Visita – 15.00h (horário de Inverno) 16.00h (horário de verão) Nota: visitas mediante marcação e disponibilidade. Núcleo Museológico da Casa do Álamo Visitas acompanhadas (exceto sábados domingos e feriados)



A meia dúzia de passos do centro, nas piscinas municipais, encontramos o Restaurante O Açafrão onde as escolhas vão para: “A açorda de gambas, a mista de porco preto, o t-bone e os lagareiros tanto os chocos como o bacalhau”.

No espaço do mercado municipal encontra-se a PIZZARIA “TONY PIZZA VII”

Bem perto de Alter do Chão, na Chança, temos o Snack Bar O Palmeiro que, nesta altura, só serve almoços (Largo da Igreja, 11 Chança, contato: 245637288):

Aconselho a estadia em Alter do Chão, de onde se podem deslocar e regressar com muita facilidade. Visitas aconselhadas: Crato, Portalegre, Seda, Fronteira, Cabeço de Vide, Alter Pedroso entre outras localidades do alto Alentejo.

Além dos restaurantes já mencionados existem ainda os seguintes que ainda não tive oportunidade de experimentar, restaurantes acessíveis e com pratos tradicionais.

CHURRASQUEIRA “CC”

SNACK-BAR “A TERTÚLIA”

RESTAURANTE “O CANDEEIRINHO”

Nos hotéis solicitem informações para visitas ou compras de produtos locais.


Produtores do concelho de Alter do Chão (informações fornecidas pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alter do Chão):

Salsicharia Carnes Alter Lda.

Olimel - Azeite e mel Lda.

Sociedade Agrícola Monte Barrão

Sociedade Agrícola Herdade de Vale Barqueiros - Vinhos e Azeites Herdade de Vale Barqueiros Herdade do Papa-Leite, Vinho, Azeite e Carne

Mel Alter

Artesanato

Maria Salete Sousa Crespo

António Dias Antunes

Pano Cru, complementos de moda artesana

Eventos Festas, Feiras e Romarias

Feira Mensal de Alter do Chão: 1ª quinta-feira de cada mês.

Feiras Anuais de Alter do Chão: 3º Domingo de Fevereiro, feira de S. Marcos* a 25 de Abril e feira de S. Domingos no 1º Domingo de Agosto

Feira Anual de Seda: 2º Domingo de Julho Feiras Anuais de Chança: último Domingo de Março; último Domingo de Julho e 2º Domingo de Dezembro

Feiras Anuais de Cunheira: 2º Domingo de Abril e último Domingo de Outubro

Páscoa Procissões da Semana Santa Procissão do Senhor dos Paços Quinta-feira de Páscoa - Procissão da Visita às Igrejas Sexta-feira Santa - Procissão do Enterro do Senhor Abril –

Feira de S. Marcos – dia 24 – Tradicional Leilão de Cavalos da Coudelaria de Alter dia 24 – Concurso do Cão Serra de Aires dia 25 – Concurso do Rafeiro do Alentejo;

Feira de S. Marcos; Tourada. Feriado Municipal - Quinta-feira da Ascensão Festas de Verão - Penúltimo fim-de-semana do mês de Agosto –

Festas em honra de Nosso Senhor Jesus do Outeiro e de Nossa Senhora da Alegria Dia 8 Dezembro - Procissão de Nossa Senhora da Conceição

Animação Turística

Alter4Adventure, Lda

Rua das Amoreiras, 6 R/C Esq.

7440-051 913 670 470

Perfect Moments - Promoção Turística, Unipessoal, Lda

R. de Feliciano Castilho 1,

7440-049 Alter do Chão 919632368

perfectmoments2014@gmail.com Centro hípico Pedro Mendes – (Atividades equestres na Coudelaria de Alter)

Estrada da Barroqueira, 21

7400-115 Ponte de Sor 938362723

Os nossos espaços culturais acolhem durante todo o ano uma diversidade de espetáculos que motivam a estadia nos nossos variados e excelentes alojamentos. – dizem no posto de turismo e que eu confirmo. Relevo, o Festival do Crato em agosto, no mês de outubro a Baja de Portalegre, em novembro o Festival de Balonismo no Alto Alentejo e o 24 horas TT em Fronteira.

Agradeço ao Dr. Ricardo Fernandes (Deptº. Marketing) o envio de fotografias e a atenção Dr.ªs Adelaide, Fernanda Ferra e Maria Antónia Durão do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Alter do Chão que me remeteram informações sobre todo o concelho mediante o meu pedido.


Experimente Pratos Tradicionais com Açafrão

Visitem e dêem-me “feedback”

 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.


                                                (texto da autoria de Maria Delfina Gama)



Sem comentários:

Enviar um comentário