quinta-feira, 31 de março de 2022

"Os Lenços Dos Namorados, Vila Verde (Portugal)" por Maria Delfina Gama

 Tradição na Hotelaria, Restauração e Similares

Situada no coração de Vila Verde, na Avenida Dr. Bernardo Brito Ferreira, em Vila Verde, a Teciborda é uma loja de artesanato que iniciou a sua atividade há mais de 30 anos! Desde os tradicionais lenços dos namorados que executam e comercializam uma variedade de produtos com os motivos dos mesmos (lençóis, toalhas de banho, robes, toalhas de mesa, artigo de cozinha e muitos outros) rendas em crochê, louças pintadas à mão com os motivos dos lenços, lembranças para todas as ocasiões festivas, todo o tipo de bordados com a particularidade de tudo poder ser personalizado...

Ao longo destes anos estiveram presentes em diversas feiras de artesanato e participaram em alguns concursos, onde lhes foram atribuídos vários prémios dos quais se destacam:

2014 – Prémio público XI Concurso Internacional Criadores de moda – Gala Namorar Portugal

2018 – 1 º Prémio XV Concurso Internacional Criadores de moda - Gala Namorar Portugal

Poucas são as empresas com a capacidade de aliar a tradição a um sem fim de produtos direcionados para a Hotelaria, Restauração e Similares, onde os bordados dos lenços dos namorados são por si só uma decoração de requinte.

Na Teciborda, além de um sem fim de produtos de decoração para um restaurante, encontramos o essencial para a prestação de um serviço de excelência, tais como, toalhas de mesa, guardanapos, runners e toalhetes, além de peças de vestuário adequadas às fardas, sacos e cestos para pão, galheteiros, canecas, chávenas, tabuleiros, pratos, terrinas, jarras, etc.

A lenda dos lenços dos namorados apareceu entre os séculos XVII e XVIII. Diz-se que os bordados eram o resultado do trabalho feito pelas senhoras da sociedade em períodos de lazer, contudo esta prática depressa passou para todas as mulheres independentemente da condição social com relevo para as mulheres do povo.

Ao longo dos tempos, os bordados tradicionais foram adaptados para uso no dia a dia, para um quarto diferenciado e bem dormir, existindo toalhas de banho, roupões, lençóis, almofadas. Para o serviço de pequeno-almoço, um tabuleiro e serviço de loiça com cores primaveris e, alguns, com versos ou frases que nos faz levantar com boa disposição. Em quase todas as frases e versos notamos erros ortográficos, estes transmitem-nos, de uma forma muito clara, a falta de escolaridade da maior parte das raparigas da época, tal como já mencionado, muitos destes eram bordados pelas mulheres do povo.

Durante um longo período os lenços bordados fizeram parte do vestuário feminino fossem em linho ou algodão com cores adequadas aos trajes de cada pessoa e sempre com a forma de um quadrado. Hoje temos muitas peças de roupa bordadas diretamente.

Reza a lenda que estes lenços tinham a função de conquistar um namorado, ao demonstrar-lhes os dotes que possuíam nestes labores, aliado ao sentimento que nutriam por determinado rapaz. Ao atingir a idade casadoira, as moças bordavam um lenço com as cores e desenhos a gosto, onde incluíam um verso ou uma frase de amor.

Depois de finalizado, entregavam ou mandavam entregar o lenço ao rapaz de quem gostavam, ao prometido, namorado ou conversado. Se o rapaz mostrasse publicamente o lenço que lhe fora oferecido quer no bolso do casaco de domingo, no chapéu ou atado no pescoço era sinal de aceitação de namoro com a rapariga de quem o recebeu, em contrário devolvia-o.

Se o namoro terminasse por algum motivo, era dever do namorado devolver sempre o lenço recebido e, além disso, tudo o que lhe tivesse sido oferecido durante o relacionamento.

O concelho de Vila Verde está localizado no distrito de Braga, em pleno coração do Minho. É limitado a norte pelo concelho de Ponte da Barca, a Oeste pelos de Barcelos e Ponte de Lima, a Este por Terras de Bouro e a Sudeste pelos de Amares e Braga, de que fica separado pelos rios Homem e Cávado, respetivamente. Situa-se a poucas dezenas de quilómetros das praias que se estendem pela orla costeira marítima entre os centros urbanos de Porto e Galiza e fica contíguo ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Vila Verde goza de uma excelente localização em termos de acessos aéreos, ferroviários e rodoviários. Com uma área de 228,7 km2, apresenta uma população com cerca de 46 mil habitantes distribuídos por 58 freguesias. Beneficia de um clima temperado agradável, com temperaturas médias anuais de 15º C, sendo o Inverno chuvoso e o Verão quente e seco. www.cm-vilaverde.pt


Em Vila Verde pode-se visitar a Biblioteca Professor Machado Vilela, Praça do Município, Capela de Santo António, Mosteiro de Santo André de Rendufe, Rio Homem, Igreja Matriz de Vila Verde, Praças da República e 5 de outubro.


Entre Vila Verde e Braga aconselho uma visita ao Clube Náutico de Prado, uma associação cultural, recreativa e desportiva, fundado em 24 de fevereiro de 1982. A sua principal atividade é a prática de canoagem nos seus aspetos formativo, recreativo e competição tendo já cerca de 1750 sócios efetivos. A Vila de Prado ocupa um lugar de relevo na canoagem portuguesa devido às ótimas condições naturais para a prática da modalidade e à ação desenvolvida pelo Clube Náutico de Prado, herdeiro das Escolas de Remo e Canoagem da extinta Mocidade Portuguesa (criadas em meados dos anos 60) e da antiga secção de Remo e Canoagem do Grupo Desportivo de Prado. https://www.clubenauticodeprado.com

Neste está integrado o Restaurante Boca Maldita, que já falei aqui há algumas semanas e recordo que é um restaurante familiar. O proprietário Sérgio Gomes sempre presente contou um pouco da sua história “O Boca Maldita surgiu em 2020 com o objetivo de prestar serviço de esplanada, bar e restaurante.  Hoje na parte de bar temos uma ampla oferta de produto desde cocktails (com e sem álcool), bebidas espirituosas de todo o mundo, cervejas, e snacks (crepes, brunchs, waffles, etc…), com destaque para a já famosa sangria tropical.”

No restaurante servimos uma Cozinha Internacional e Portuguesa com apresentação diferenciada destacando as carnes maturadas de origem certificada e o polvo salteado com gambas, estes pratos são considerados as estrelas da casa. Temos várias entradas para petiscar e partilhar.” menu.bocamaldita.pt


“A nossa equipa conta com 16 elementos com formação na área sendo reforçada na época de verão com funcionários em part-time”.


Boca Maldita junto à Praia Fluvial do Faial - Prado
https://menu.bocamaldita.pt/

Contato: 253031890 ou 918328891

Email: geral@bocamaldita.pt

 

Notas finais:

  1. A TECIBORDA tem um excelente serviço de encomendas a nível nacional e internacional, sendo um serviço muito personalizado;
  1. Em Vila Verde celebra-se as festas Santo António de 9 a 13 de junho e a Festa das colheitas de 7 a 10 de outubro.


Visitem e deem-me “feedback”

 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.

                                      (texto da autoria de Maria Delfina Gama)


Sem comentários:

Enviar um comentário