quinta-feira, 23 de junho de 2022

"Comer, Beber, Dormir e Visitar Braga (Portugal) - 1ª Parte" por Maria Delfina Gama

Braga, na minha opinião, é a segunda cidade mais bonita de Portugal. Esta semana vou fazer uns pequenos apontamentos sobre os magníficos santuários a meia dúzia de quilómetros do centro. Refiro-me ao Santuário do Bom Jesus do Monte e ao Santuário do Sameiro.


No mesmo trajeto temos o Santuário de Santa Maria Madalena da Falperra e, entre os primeiros dois, temos, para visitar, a Citânia de Briteiros, um lugar arqueológico da idade do ferro, embora muitos desconheçam que estes dois últimos locais pertencem ao município de Guimarães, contudo integrados em muitas excursões para a cidade de Braga devido à sua localização.

Para os turistas que optem por ficar hospedados no Bom Jesus ou no Sameiro, amantes de caminhadas ou passeios de bicicleta, podem fazer visitas diárias sem grande esforço e com acessos muito fáceis.

O trajeto Sameiro Falperra é o mesmo onde se realiza anualmente a famosa Rampa da Falperra, prova desportiva automóvel, organizada pelo CAM (Clube Automóvel do Minho). Clube este que há muitos anos teve a sua sede no santuário do Bom Jesus do Monte.

No Bom Jesus do Monte encontramos um lago com barcos a remo, que podemos utilizar mediante o pagamento de uma módica quantia, além de um parque infantil.


Todos os santuários possuem as tradicionais mesas e bancos em pedra para os turistas que optem por fazer uma refeição ao ar livre, mas aconselho a visita a dois restaurantes que conheço desde criança, um no Bom Jesus e outro no Sameiro, onde podemos saborear o que de melhor existe na gastronomia do Minho.

No Bom Jesus encontramos o restaurante do Hotel do Elevador com uma vista magnifica da cidade de Braga. Este pertence www.hoteisbomjesus.pt (engloba o Hotel do Templo, Hotel do Lago, Hotel do Elevador, Hotel do Parque e o Hotel João Paulo II no Sameiro)


Recomendo os seguintes pratos:

Creme de Espinafres com Estaladiço de Fumados

Lombo de Bacalhau, Risoto de Tinta de Chocos e Molho de Lavagante

Tentáculo de Polvo, Batata Doce e Migas de Tomate Seco


Lombinho de Cordeiro Mil Folhas de Tubérculos com Molho de Trufa


Pudim Abade Priscos com Gelado de Tangerina

https://en.hoteisbomjesus.pt/

Enquanto que no Santuário do Sameiro encontramos o Restaurante Sameiro “Maia” com mais de 100 anos de história.

Recomendo os seguintes pratos:

Restaurante Sameiro “Maia” (Braga, Portugal)

Para encomendas take-away e reserva de mesa: 253 675 114 ou 917 614 037


No Santuário do Bom Jesus do Monte encontramos o elevador ou o funicular mais antigo do mundo ainda em serviço, alimentado por um sistema de contrapeso de água.

Aconselho descer os escadórios: por experiência própria descer os 573 degraus não é tão difícil como pensamos quando ouvimos este número, na verdade é bastante fácil e quase nem damos conta que os descemos. Estas escadas estão divididas em três fases distintas sendo o Escadório do Pórtico com 376 degraus, Escadório dos Cinco Sentidos com 104 degraus, Escadório das Três Virtudes com 59 degraus e escadas do Largo do Pelicano para o Adro com 34 degraus.

As escadas são largas e não existem constrangimentos, todavia aconselho cuidado em dias de chuva, pois com folhas poderá estar escorregadio. Ao longo dos escadórios existem 32 estátuas, 24 capelas e 20 fontes. Quem quiser regressar ao santuário, o mais fácil é utilizar o elevador movido a água que funciona a cada meia hora.

Junto ao elevador vai encontrar a estátua de São Longuinho, reza a lenda que por esta altura do São João, quem conseguir saltar ao pé coxinho em redor da estátua e perfazer 12 voltas completas casará no ano seguinte.

Ao lado igreja do Bom Jesus, uma de cada lado, existem duas grutas com água fresquíssima e com entrada livre.

O edifício da imagem foi em tempos um casino, um salão de chá e é, ao que sei, hoje um espaço de eventos, se a parte exterior estiver aberta ao público aproveite para conhecer e sentar-se algum tempo no banco e mesa de Camilo Castelo Branco. Entrando no portão que vê na foto, vira à direita e desce as escadas, estará num dos espaços preferidos do escritor.

Existe um mistério neste santuário que vale a pena sempre referir, trata-se da estrada onde os carros sobem sozinhos, desligados ou em ponto morto. Faça a experiência.

Para ter uma noção da dimensão da cidade de Braga, tanto do Santuário do Sameiro como do Santuário do Bom Jesus pode ver a cidade por um binóculo estrategicamente localizado.

Algumas pessoas consideram “fora de mão” ficar alojado fora da cidade, eu vivi muitos anos no Santuário do Bom Jesus, existem transportes a cada meia hora do centro da cidade que se complementam com o elevador ou funicular. A partir de uma determinada hora não temos estes transportes, o horário muda conforme a época do ano, todavia há sempre muita facilidade em arranjar táxis ou ubers. O centro da cidade fica a 6 quilómetros do Bom Jesus e a 7 quilómetros do Sameiro.

Agradeço a colaboração do Gabinete de Comunicação do Município de Braga.

Agradeço ainda a colaboração do Dr. Filipe Silva, dos Hotéis do Bom Jesus do Monte, assim como dos rececionistas do Hotel do Elevador e Hotel do Parque extremamente atenciosos e disponíveis.

 

 

Visitem e deem-me “feedback”

 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.

                                      (texto da autoria de Maria Delfina Gama)



2 comentários:

  1. Muito obrigada por esta visita bem pormenorizada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muito obrigada eu por dar a conhecer essa sua opinião, agradecendo também em nome da caríssima Autora Convidada Maria Gama!
      E se por acaso tiver interesse em estar a par de mais artigos a ver o mesmo Autor Convidado, aceite o meu convite para ser desde já Subscritora da Revista P´rá Mesa através do link direto http://eepurl.com/gdUQnT, para ainda receber Vouchers de Desconto a ver com lojas, restaurantes, livros de receitas culinárias e até passeios turísticos, muito bom!
      Obrigada pela atenção,
      Mónica Rebelo,
      fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt
      e detentora d Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt

      Eliminar