sexta-feira, 17 de junho de 2022

"Folhados de Massa Filo com Quinoa e Cogumelos" por Lobélia Baptista


Massa Filo, ou Phyllo, da palavra Grega, que significa "folha", é uma das minhas preferidas para sobremesas e receitas salgadas. É uma massa sem fermento e com folhas muito finas e, quando assada, fica muito crocante!...


É muito usada no Médio Oriente, na zona do Mediterrâneo e dos Balcãs. Quem não conhece a Baklava, ou o Borek, feitos com esta massa?

Dizem que a esta massa é de origem Turca, e foi no período Bizantino que esta massa foi mais divulgada, chegando até aos dias de hoje. Mas há indícios que já os Assírios a faziam para confecionar pão.

Quem já teve a sorte de ver fazer esta massa, ficou certamente maravilhado com a mestria de, numa mesa gigante, pegar numa bola de massa e, a pouco e pouco, esticá-la, até que fique fina como o papel e do tamanho da mesa.

Felizmente que já se pode comprar feita e algumas de boa qualidade.

Hoje trago-vos uma receita que pode ser entrada, refeição, e boa para as marmitas. Com três ingredientes que gosto muito: a massa filo, os cogumelos e a quinoa.

Espero que gostem!

RECEITA NA CATEGORIA DE OUTRAS RECEITAS:

Folhados de Massa Filo com Quinoa e Cogumelos



Ingredientes:

  • ½ chávena de quinoa cozida
  • 300 gr de cogumelos
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • salsa, ou coentros q.b.
  • 1 dl de azeite
  • 1 cenoura
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
  • 1 embalagem de massa filo
  • manteiga, ou azeite, para pincelar

Confeção:

  1. Comece por cozer a quinoa. Num tacho coloque uma chávena e meia de água e deixe levantar fervura. Junte a quinoa que lavou previamente em água corrente e junte o sal. Deixe cozinhar durante 10 minutos, ou até a quinoa ter absorvido toda a água. Retire do lume, tape o tacho e deixe descansar mais cinco minutos. Mexa com um garfo.
  2. Faça o refogado com a cebola, o fio de azeite, e o dente de alho esmagado. Deixe cozinhar até ter a cebola translucida. Junte a cenoura ralada e os cogumelos cortados em cubos pequenos. Tempere com sal e pimenta, junte as ervas e deixe cozinhar até os cogumelos terem absorvido toda a água.
  3. Coloque a quinoa numa taça, junte os cogumelos, envolva bem, retifique temperos. Deixe arrefecer completamente.
  4. Abra as folhas da massa filo. Pincele uma com a manteiga derretida. Dobre ao meio, pincele e volte a dobrar ao meio até obter um quadrado. Coloque o quadrado nas formas de muffins. Encha com o preparado. Dobre as pontas da massa para dentro grosseiramente, até tapar o recheio. Pincele novamente com a manteiga.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 200º, durante 15 minutos, ou até a massa estar douradinha e estaladiça.
  6. Retire do forno, deixe descansar cinco minutos. Desenforme.
  7. Sirva mornas com uma salada a gosto.

Bom Apetite!

(texto da autoria de Lobélia Baptista, detentora do Blog Da Horta para a Cozinha)


Sem comentários:

Enviar um comentário