quinta-feira, 16 de junho de 2022

"Comer, Beber, Dormir e Visitar o concelho de Mafra (Portugal)" por Maria Delfina Gama


Sou uma turista nacional assídua neste concelho como, de resto, já o tenho mencionado em outras publicações, uma localidade sobejamente conhecida pelo impressionante Palácio Nacional e Convento de Mafra, mas aqui temos muito mais para visitar.


Infelizmente, não poderei falar de tudo o que gostaria, pelo que este ficará muito aquém das potencialidades deste município. Não posso deixar de mencionar que, os 119 sinos e os dois carrilhões Palácio de Mafra e os carrilhões do Bom Jesus de Braga (onde vivi até aos 16 anos) são Património Mundial. Os primeiros estiveram inativos cerca de 20 anos, todavia, graças ao excelente restauro, efetuado precisamente por uma empresa de Braga, www.aof.pt, hoje voltamos a poder usufruir do som extraordinário até 15 km aquando de algum concerto.

Mafra situa-se a 42 km de Lisboa, 304 km do Porto e de Faro com excelentes acessos. Este é um concelho muito rico em atrações para todo o tipo de turistas. Muito poucas são as localidades a englobar numa tão ampla diversidade de oferta como turismo de aventura, desportivo, negócios e eventos, sol e praia, rural, religioso, cultural, saúde, estudos, ecológico e demais importante turismo gastronómico e hospitalidade onde reina a arte de bem comer e dormir.


O município de Mafra é constituído por onze freguesias que são: Azueira e Sobral da Abelheira, Carvoeira, Encarnação, Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário, Ericeira , Igreja Nova e Cheleiros, Mafra, Malveira e São Miguel de Alcainça, Milharado, Santo Isidoro e Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés; todas com um encanto especial, embora algumas não muito conhecidas, nem dos turistas, nem mesmo de alguns residentes.

Na freguesia de Azueira e Sobral da Abelheira, podemos disfrutar de umas horas bem passadas no Megacampo Adventure Park (Megacampo - Paintball & Adventure Park) www.megacampo.com, Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário Centro de Recuperação do Lobo Ibérico www.grupolobo.com

Igreja Nova e Cheleiros rica em história estudada por muitos investigadores de relevo, uma opção para quem é ávido pela época Calcolítica. Em Mafra, além do já mencionado Palácio Nacional e Convento de Mafra https://www.cm-mafra.pt/pages/1084 temos, ao lado, o maravilhoso Jardim do Cerco, a Igreja de Santo André e a Tapada Nacional de Mafra https://tapadademafra.pt/

No Sobreiro, a 4 km do centro de Mafra, temos um lugar excecional, ao que não pode faltar uma visita, trata-se da Aldeia Típica José Franco www.cm-mafra.pt/pages/1088, onde está recreada uma aldeia típica portuguesa que foi construída nos anos 60. Destaco a beleza das casas brancas com riscas azuis, cada uma delas dedicada a uma atividade profissional e com os utensílios da época. Podemos assistir a uma pequena formação na olaria e, habitualmente, todos os visitantes levam uma pequena recordação em barro. Saliento que a entrada neste espaço é completamente gratuita, assim como a assistência à pequena formação na olaria e, mesmo, a recordação com que nos obsequeiam. A baixo preço, ainda podemos saborear um extraordinário vinho, pão com chouriço e queijo fresco na adega da aldeia.

Embora muitos estranhem que inclua, em alguns passeios turísticos, uma visita aos Viveiros Batalha www.viveirosbatalha.pt, este local é ideal para quem gosta de plantas e animais ou tem filhos. Neste espaço encontra-se o Jardim dos Bichos, onde encontramos uma diversidade de animais raros que fazem as delícias dos graúdos e dos mais pequenos. A entrada é gratuita, contudo é sempre bem vista a aquisição de algum produto, seja plantas ou comida, para alimentar os animais durante a visita.

O concelho de Mafra é rico em praias, durante todo o ano há um turismo constante para a prática do surf, destaco a Ericeira conhecida como a Reserva Mundial do Surf e a Praia da Calada, Praia dos Coxos, Praia de São Lourenço, Praia da Foz do Lizandro, Praia de São Julião, Praia de Ribeira d’Ilhas, Praia dos Pescadores (ou Praia do Peixe), Praia de São Sebastião, Praia do Sul (ou Praia da Baleia), Praia da Empa, Praia do Matadouro, Praia do Norte distribuídas por essa freguesia e as freguesias da Carvoeira, Encarnação e Santo Isidoro.

Em Mafra, não podemos deixar de saborear o PÃO DE MAFRA, que não deve ser confundido com o pão saloio: tornou-se muito conhecido em meados do Séc. XX, tratando-se de uma variante do pão caseiro.

Para quem visita este concelho e quer usufruir da boa gastronomia, alojamento e noites bem passadas, aconselho os seguintes espaços.


Uma referência da boa gastronomia e bem servir em Mafra é, sem dúvida, o Restaurante João da Vila Velha!

Visitei este restaurante, pela primeira vez, há dois anos, pela mão de pessoas que conheço, desde então é escolha e indicação obrigatória quando estou na localidade.

“Nasceu” em 1986 e, desde então, o caminho foi talhado com esforço e dedicação, ao sabor dos ventos prósperos, mas também das tempestades, e nestas, sim, foi preciso muita arte e engenho, adaptação e coragem.

Acima de tudo, os desafios nesta casa encaram-se de frente e são diários, sempre no sentido do equilíbrio entre a inovação e aquilo que é a nossa grande marca e conceito de base, que é o tradicional.

O João da Vila Velha, como o conhecemos, nasce e vive da dedicação e resiliência de quem aprendeu fazendo. A necessidade aguçou o engenho e abriu caminho à colher e à imaginação. Quem lhe dá o nome, dá igualmente o corpo e a alma à casa, trazendo à mesa uma extensa variedade de sabores caseiros e distintos, num casamento feliz entre a cozinha tradicional portuguesa e a espontaneidade. Diversifica, arquiteta e serve em cada prato uma paixão que se sente: saboreando.

Quais foram as principais mudanças desde a abertura em 1986?

A grande mudança deu-se nos últimos dois anos: o acesso ao cliente de forma não presencial. Fazer chegar os nossos serviços através do digital foi o grande desafio. Fomos muito apelativos na forma de comunicar, no design, nas fotos, na presença diária nas redes sociais para que as pessoas não nos esqueçam… enfim, foi um trabalho difícil, feito única e exclusivamente por nós, mas conseguimos.

Qual o fator mais relevante ou importante nesta mudança?

Foi importantíssimo para nós a dedicação e o investimento (de tempo basicamente, porque a gestão das redes sociais é feita por nós como já referi) na divulgação nas redes sociais nestes últimos dois anos, em que a pandemia veio testar os nossos limites e a nossa capacidade de adaptação. Fizemos um trabalho muito importante nesta área, que nos deu frutos a curto, médio e longo prazo no “take away”. Frutos esses que continuamos a colher, porque este novo conceito veio para ficar. No nosso caso, fizemos sempre o possível por continuar a servir o cliente como se tivesse no nosso espaço, ou seja, com produtos de qualidade e diversos, com serviço rápido e eficaz, com alternativas viáveis e adaptadas à exigência quase semanal das novas regras. Arriscámos muitas vezes, mas valeu sempre a pena porque resultou. Mas foi e é um trabalho árduo e diário, porque ganhámos um novo conceito de cliente ao qual não podemos falhar e temos que continuar a dar resposta.

Quais as grandes dificuldades com que se deparam?

As nossas grandes dificuldades são transversais àquilo que vamos ouvindo de outros colegas nas diversas áreas: a falta de pessoas que queiram verdadeiramente trabalhar em restauração, que se dediquem e que gostem do que fazem.

Morada: Rua Pedro Julião Papa João XXI, 6 – Vila Velha

2640-518 Mafra

Telefone: 261 811 254

Email: joaodavilavelha@gmail.com

Em Mafra, tive oportunidade de conhecer também o restaurante Os Três Irmãos, com comida tradicional e caseira e com funcionários simpáticos, dispondo de serviço “take away”.
Nesta vila pode encontrar outras opções, que ainda não tive oportunidade de visitar, todavia tenho um bom “feedback”: 

Espaço P

Tertúlia da Ana

Adega do Convento

Restaurante Brasão

O Galo da Manhã

Primavera

Quanto ao alojamento, sem quaisquer dúvidas o Vila Galé Ericeira (antigo Hotel Turismo da Ericeira, onde passei momentos inesquecíveis) é o hotel mais bem localizado para quem quer disfrutar de uma estadia com qualidade e, ao mesmo tempo, usufruir da vila, seja durante o dia, seja durante a noite, apenas a cinco minutos a pé do centro.

https://www.vilagale.com/pt/hoteis/costa-de-lisboa/vila-gale-ericeira

O VilaGale Ericeira, unidade hoteleira de ****, situa-se junto à Praia do Sul (ou Praia da Baleia) com uma vista magnífica da esplanada junto ao restaurante e bar abertos ao público.

Embora se possa usufruir de uma magnífica panorâmica do mar e praia, de quase  todo o interior da unidade hoteleira, dos jardins e espaços exteriores, incluindo da piscina exterior para adultos e crianças, é o meu conselho para disfrutar de uma boa refeição, lanche ou uma bebida, sendo este um local incomparável.


Aos domingos dispõe de um extraordinário buffet.

Na unidade hoteleira, dispõe de acesso gratuito à internet via wi-fi, parque de estacionamento, posto para carregamento de carros elétricos, nep kids club, parque infantil, sala de jogos, serviço de lavandaria, acessos para pessoas com mobilidade reduzida, satsanga Spa, receção 24 horas.

Morada: Largo dos Navegantes, n.º 1

2655-320 Ericeira

Contato: (+351) 261 869 900

Email: reservas@vilagale.com

 www.pramesa.pt/2022/02/j-g-villas-alojamento-local-por-maria.html#more

Destaco os seguintes restaurantes situados na Vila da Ericeira:

https://www.pramesa.pt/2022/06/mascalzone-latino-pizza-studio-na.html
 https://www.pramesa.pt/2022/05/gabriel-restaurantegrill-na-ericeira.html#more
https://www.pramesa.pt/2022/04/restaurantes-tik-tak-e-tik-tapas.html
https://www.pramesa.pt/2022/04/sweet-salt-pepper-restaurante-ericeira.html#more
https://www.pramesa.pt/2022/03/mammy-home-flavours-restaurante-na-vila.html#more
https://www.pramesa.pt/2022/02/restaurante-o-gafanhoto-na-vila-da.html#more

Agradecemos as fotografias disponibilizadas pela Câmara Municipal de Mafra, na pessoa do Sr. Presidente Engº. Hélder António Guerra de Sousa Silva – www.cm-mafra.pt e ao departamento de comunicação deste município na pessoa da Drª. Joana Abreu Fontão.


Visitem e deem-me “feedback”

 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.

                                      (texto da autoria de Maria Delfina Gama)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário