sábado, 23 de julho de 2022

Um Texto em Homenagem a Maria de Lourdes Modesto!


Morreu Maria de Lourdes Modesto, a "diva" da cozinha tradicional portuguesa com 92 anos, no passado dia 19 de julho!

 

Já desde a altura em que foi para Lisboa, aos 17 anos, frequentar o curso de Economia Doméstica, ficando depois a trabalhar como professora de trabalhos manuais no Liceu Francês, mostrava ser alguém muito especial e com grande gosto pelo ensino e pela partilha de conhecimentos!

E o facto de ter aceitado entrar para o mundo da televisão quando esta ainda dava os primeiros passos, para além de que decorria o ano de 1958, logo uma altura de grande instabilidade política em Portugal, Maria de Lourdes Modesto provou também que era uma pessoa bastante determinada e objetiva, demonstrando ainda grande à-vontade para, por exemplo, cozinhar em direto!

O que não gostava mesmo era que «deturpassem» o nome das receitas e “Coisas que Eu Sei” foi o seu último livro (editor: Oficina do Livro, maio de 2021), cuja sinopse é a seguinte:

Para o bem e para o mal, Portugal vive um momento de grande euforia gastronómica. Se é verdade que hoje, ao contrário do que acontecia há 50 anos, já é possível encontrar na restauração cozinha tradicional em todo o país, não é menos verdade de que o risco de desfiguração e perda se tornou superlativo.

Não pensem que têm pela frente a padeira de Al­jubarrota da cozinha tradicional, inflexível a qualquer mudança. Apenas se pede que separem as águas — a chamada cozinha de autor não tem memória, é por re­gra, irrepetível. A tradicional é factor de identificação de uma região, de um grupo, de um país, e quer-se bem copiada.

(fonte: https://www.wook.pt/ebook/coisas-que-eu-sei-maria-de-lourdes-modesto/24801890)

Mas, já em 1982, publicava “Cozinha Tradicional Portuguesa”, tendo-se tornado simplesmente no livro de culinária mais vendido, e sempre que lhe perguntavam qual é que era o seu prato favorito, dizem que o “bacalhau à Brás” era o que mais respondia!

Recordem-se ainda dois factos importantes a seu respeito:

  • em 2004, foi galardoada como Comendadora da Ordem do Mérito, por Jorge Sampaio, na altura Presidente da República
  • em 2015, recebeu a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa, por Fernando Medina, na altura presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Por tudo isto, aconselho vivamente a consulta do intitulado “Acervo de receitas de Maria de Lourdes Modesto”, como prova digna de querer ceder aos outros, todas as receitas de família que tão bem guardava em casa, em resultado de milhares de cartas recebidas de todo o país aquando do seu programa culinário televisivo!

Para isso, basta aceder ao link abaixo, através do site principal da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, cujas receitas, em que foram cuidadosamente digitalizadas e posteriormente colocadas online pela equipa ACPP, uma semana depois de ter sido disponibilizado, já somava mais de 25000 acessos:

https://www.acpp.pt/maria-de-lourdes-modesto

Na verdade, ensinou várias gerações a cozinhar e demonstrou interesse por defender a riqueza da nossa cozinha, até que foi também nomeada de, pelo New York Times, num artigo publicado a 4 de março de 1987, "Julia Child de Portugal", sendo esta uma celebridade da televisão norte-americana que deu origem ao filme Julie & Júlia com Meryl Streep.

Em resumo: Maria de Lourdes Modesto, nascida em Beja no dia 1 de junho de 1930, foi desde sempre bastante respeitada e querida por todos os portugueses, devendo ser recordada como alguém absolutamente defensor de todo um legado português, em que eu tive a grande honra de a cumprimentar em 3 momentos, tal como podem recordar nos textos outrora publicados no Blog Cozinha Com Rosto:


                    
(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário