sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

"Bolo de Natal!" por Mónica Rebelo

 E também o Bolo de Aniversário da Fundadora da Revista P´rá Mesa para o passado dia 3 de dezembro de 2022!

E assim foi mais um ano de vida que eu festejei nesta época que é ao mesmo tempo a mais mágica do ano!

Porém, tal como também é referido pela Psicóloga Daniela Esteves que colaborou no artigo “Feliz Natal e já agora Parabéns” do Noticias Magazine de domingo (04/12) aqui, deixo-lhe um pequeno desabafo, meu caro leitor, tal como aconteceu nos meus últimos... 43 anos: "Para quem nasce perto do dia de Natal (...) pode sentir que tem de partilhar e competir com toda esta celebração. Não podemos esquecer que um aniversário é a celebração da existência de vida de uma pessoa e o facto de não ser celebrada com devida atenção poderá ter algumas consequências na autoestima, principalmente das crianças."

Pois é...

"Podem sentir que existe algo mais importante que celebrar o seu dia especial, ainda com o reforço da maioria das outras pessoas/crianças poderem esquecer de dar os parabéns por estarem ocupadas a celebrar o Natal com as suas famílias."

Pois é também...

"Como estamos habituados a receber prendas no Natal e quando fazemos anos, também poderá gerar sentimentos de desmerecimento caso não haja uma diferenciação do que é do Natal e do que é de aniversário, o mesmo se passa quando o bolo de aniversário mistura-se com os bolos de Natal."

Logo, mais uma razão para, este ano, na celebração dos meus 44 invernos (afinal de contas nasci no inverno...), ter escolhido, precisamente, uma receita de Bolo de Aniversário que ao mesmo tempo lembrasse o Natal, não acha que fiz bem?

E para quem teve a grande oportunidade de o provar, simplesmente disse: "este bolo sabe mesmo a Natal" ou "que cheirinho a especiarias"!

Ou seja: invejo todos aqueles que nascem fora desta época, porque o pior que pode acontecer a uma criança é... receber só uma prenda em vez de duas... que ingratidão!! 

Vou chorar...

Mas agora, brincadeiras à parte, meu caro leitor, e depois de várias solicitações, deixo-lhe, já abaixo, a receita de bolo, digamos que... mais esperada este Natal, preparado?


RECEITAS NA CATEGORIA DE MOMENTOS ESPECIAIS:


Bolo de Tâmaras e Especiarias

com Cobertura e Recheio de Leite Condensado







Ingredientes:  

  • 400 de tâmaras descaroçadas
  • 375 ml de água a ferver
  • 1,5 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 150 g de manteiga cortada em cubos
  • 175 g de açúcar mascavado
  • 3 ovos
  • 225 g de farinha com fermento
  • 2 colheres de chá de canela
  • 2 colheres de chá de noz moscada
  • 2 colheres de chá de gengibre 
  • 400 g de leite condensado cozido
  • Estrelas de anis, paus de canela e bolinhas de açúcar coloridas q. b. para decorar



Confeção: 

  1. Pré-aquecer o forno a 180º. 
  2. Untar com manteiga e polvilhar com farinha duas formas redondas pequenas, sem esquecer de forrar o fundo com papel vegetal, e reservar.
  3. Num recipiente, colocar as tâmaras juntamente com o bicarbonato de sódio o a água a ferver, deixando repousar 10 minutos.
  4. Colocar a mistura das tâmaras num processador e triturar até estar tudo bem cremoso, acrescentando depois a manteiga e o açúcar, voltando a triturar tudo até estar bem misturado.
  5. A seguir, adicionar os ovos, a farinha e as especiarias, para deixar triturar novamente, mas desta vez só até estar tudo bem envolvido.
  6. Colocar metade da massa em cada forma e levar ao forno cerca de 50 minutos, mas confirmar com o teste do palito antes de retirar tudo do forno. 
  7. Mas deixar arrefecer antes de desenformar sobre uma grelha.
  8. Cortar os topos para nivelar os discos de massa e colocar um disco sobre o prato de servir.
  9. Bater um pouco o leite condensado cozido para ficar macio e barrar a superfície do primeiro disco de massa. 
  10. Colocar o segundo disco de massa por cima e barrar todo o bolo.
  11. Levar ao frio cerca de 30 minutos antes de decorar, a gosto, com estrelas de anis, paus de canela e bolinhas de açúcar coloridas.





Sem comentários:

Enviar um comentário