sexta-feira, 30 de junho de 2023

Sardinha

A sardinha é um peixe muito popular na culinária portuguesa quando começa o verão. É um peixe gordo de pequeno porte, geralmente com menos de 15 centímetros de comprimento, e é conhecido pelo seu sabor rico que, quando assada, tem um cheiro característico!


Uma das principais características da sardinha é seu alto teor de omega-3 (gordura boa), um ácido gordo essencial para a saúde do coração e do cérebro. Além disso, a sardinha é rica em proteínas, vitaminas e minerais, cálcio e ferro. Estes nutrientes têm uma série de benefícios para a saúde, incluindo o fortalecimento dos ossos e dos dentes, a prevenção de anemia, a melhoria da saúde cardiovascular e cerebral e a redução do risco de inflamação e alguns tipos de cancro.

As sardinhas são uma das poucas fontes alimentares de vitamina D, um nutriente crítico até em Portugal onde temos sol quase todo o ano, que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, diabetes e obesidade. Como a maioria das pessoas não recebe vitamina D suficiente da exposição ao sol ou da ingestão alimentar, as sardinhas podem ser uma ótima opção para ajudar a suplementar essa deficiência.

Na culinária, a sardinha pode ser encontrada em diversas formas: fresca, enlatada, defumada, inteira ou em filetes entre outros. Uma das preparações mais populares é a sardinha assada, servida com batatas cozidas e salada ou a sardinha assada numa fatia de pão. A sardinha enlatada também é muito utilizada na preparação de receitas, como patês e saladas.

A sardinha é um peixe de pesca sustentável, o que significa que sua pesca é controlada para evitar a sobrepesca e proteger as populações de peixes. Elas são fáceis de capturar, têm um ciclo de vida curto e são mais abundantes do que muitas outras espécies de peixes.

É um peixe económico e acessível (desde que não seja comprada na véspera dos santos populares), sendo uma ótima opção para quem pretende uma alimentação saudável e equilibrada e podem ser encontradas em todos os supermercados.

A sardinha é um peixe saboroso e nutritivo, que pode ser aproveitado de diversas formas na culinária. Comer sardinhas regularmente pode ter inúmeros benefícios para a saúde, a sustentabilidade e a economia. Incorporando-as na sua dieta é uma maneira fácil e saborosa de melhorar sua nutrição geral e, possivelmente, reduzir o risco de várias doenças crónicas.


(texto da autoria de Mária Benedito)

Sem comentários:

Enviar um comentário