quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

"Loja da Amélia - Mercearia Familiar na vertente «gourmet»” por Maria Delfina Gama

Ao serviço dos Locais, Turistas Nacionais e Estrangeiros, Hotelaria, Restauração e Similares.


Visita frequente da Ericeira há muitos anos, assisti à mudança de muitos estabelecimentos que, pese muitos contratempos, não baixam os braços, seguem em frente usando as dificuldades como uma nova rampa de lançamento diariamente.

Ao contrário do que alguns pensam manter a porta aberta de um estabelecimento não é nada fácil, exige muito esforço e muito saber de base. Como já mencionado, além de nunca se poder baixar os braços, vai-se acompanhando a evolução dos tempos, vai-se ao encontro dos novos desejos dos Clientes.

Recorda-me da Amélia ser uma pequena loja no centro com alguns caixotes de frutas e legumes à porta, mas que a qualidade nunca foi discutível e o saber servir com vista a manter os Clientes também não.


A abertura deste espaço trouxe um refinamento à Vila da Ericeira não só pelo espaço em si mesmo, como com os produtos que se encontram à disposição de todos nós. Aqui encontramos mini seções bem pensadas e organizadas, todas com uma disposição atrativa e simples que transmite gosto e saber.

Uma das seções que mais utilizo quando visito a Ericeira é sem sombra de qualquer dúvida a que eu apelido “dos queijos” embora, na realidade, além de muitos queijos, disponha de uma variedade de enchidos, azeitonas, pão, salgados e presuntos nacionais e estrangeiros. Uma perdição para quem é amante destas iguarias.

Neste seção podemos contar sempre com um excelente atendimento, tenho que mencionar algumas das funcionárias que ajudam a Amélia a brilhar, falo da Dª. Mónica, Dª. Isabel e Dª. Susana que trabalham aqui há 5, 4 e 8 anos respetivamente.

Não posso deixar de referir a imprescindível Dª. Marta que trabalha neste espaço, surpreenda-se, há 14 anos.


Quis passar a informação sobre A Loja da Amélia antes do Natal para que os leitores ainda indecisos com as ofertas pudessem visitar, comprar alguns produtos únicos e de qualidade, contudo a calendarização já estava feita e não foi possível. Aqui há sempre a preocupação de surpreender os Clientes com novidades adequadas à época e a elaboração de embrulhos com requinte.

A alguns dias da passagem d`ano e para a entrada em 2023 da melhor forma, aconselho a visita à seção das bebidas onde vai encontrar dos melhores produtos para celebrar a saída deste ano e brindar a um excelente novo ano, a par disso convém não esquecer a compra das uvas passas e uvas frescas.


Aqui existe uma panóplia de produtos durante todo o ano que, com toda a certeza, algum irá adequar-se a uma oferta num qualquer aniversário, agradecimento ou, mesmo, como um sinal da visita à Ericeira.

Além da loja nesta vila, abriu em 25-4-2013 a Loja da Amélia em Mafra. Cada vez é mais difícil mantermos um estabelecimento aberto face a muitas contrariedades com que nos deparamos por isso é de agradecer a quem mantem um negócio aberto há 27 anos (loja original no jogo da bola) e outro há 9 anos apesar de todos os dissabores ou contrariedades que teimam sempre em aparecer durante toda a vida.

A Dª. Amélia é coadjuvada pelo esposo António e os filhos Rita e Bruno nesta árdua tarefa, daquelas profissões que trabalhamos 24 horas sobre 24 horas, 7 dias por semana. Sim, porque ainda que o estabelecimento tenha algum dia de descanso (que não é este o caso, só fecha na tarde de domingo ou algum feriado pontual) desengane-se se pensa que quem tem um negócio o pode varrer da memória quando está fechado ao público. Amiúde para quem tem o peso às costas é um alívio manter sempre as portas abertas, o trabalho e o contato com os Clientes, equipa de trabalho e fornecedores, muitas vezes, atenuam levemente as preocupações do cumprir que nem sempre é tarefa fácil.

Embora com todas as responsabilidades inerentes ao negócio ainda hoje é absolutamente normal ter a Dª. Amélia a ajudar à organização dos espaços e a receber os Clientes diariamente, uma demonstração clara do gosto pelo bem servir.

O bem servir e as boas práticas são essenciais em todos os que auguram um negócio de futuro. É preciso ter em conta que o nosso maior bem, tanto para a entidade patronal como para os funcionários, são os Clientes. É preciso nunca os defraudar, ter pessoas à altura no atendimento para que exista um fluir natural e prosperidade, como é o caso das funcionárias que já mencionei e, também, da chefe de loja Dª. Joana que trabalha neste espaço há 19 anos.

Escreveu Delson Jacinto Vieira As empresas têm dois tipos de funcionários: os que complicam o simples e os que simplificam o complicado”.

É simples cumprir com o dever se munidos com as armas certas, ou seja, adquirir conhecimento e experiência constante nas áreas primordiais para quem serve o público. Só quem está munido com as armas certas consegue simplificar o complicado, chama-se a isso brio profissional. Tal como escrevi há dias: "O desenvolvimento profissional é habilitarmo-nos ou tornarmo-nos qualificados para o exercício da nossa profissão ao longo de toda a vida. Independentemente do grau académico ou profissional é essencial formação constante e empenho na aquisição de saber no exercício de funções.

Costumo dizer que “Não é fácil ser empregado, mas acreditem que não é nada fácil ser patrão”, assim todos os que mantêm as portas abertas como a Loja da Amélia, com um serviço de excelência, merecem todo o meu respeito e um parecer muito positivo.

Desejo a todos os leitores Um Excelente 2023 com muito sucesso a nível privado e profissional com muita saúde, paz e felicidades.

Loja da Amélia:

Ericeira
Largo dos Condes 1
Contato: +351 261865957
Email: lojadaamelia@lojadaamelia.pt
 
Mafra
Rua José Elias Garcia 34
Contato:+351 261853994
Email: lojadaamelia@lojadaamelia.pt

Destaco os seguintes restaurantes situados na Vila da Ericeira:

https://www.pramesa.pt/2022/06/mascalzone-latino-pizza-studio-na.html

 https://www.pramesa.pt/2022/05/gabriel-restaurantegrill-na-ericeira.html

https://www.pramesa.pt/2022/04/restaurantes-tik-tak-e-tik-tapas.html

https://www.pramesa.pt/2022/04/sweet-salt-pepper-restaurante-ericeira.html

https://www.pramesa.pt/2022/03/mammy-home-flavours-restaurante-na-vila.html

https://www.pramesa.pt/2022/02/restaurante-o-gafanhoto-na-vila-da.html

Destaco os seguintes alojamentos situados na Vila da Ericeira:

https://www.vilagale.com/pt/hoteis/costa-de-lisboa/vila-gale-ericeira

Morada: Largo dos Navegantes, n.º 1
2655-320 Ericeira
Contato: (+351) 261 869 900
Email: reservas@vilagale.com

www.pramesa.pt/2022/02/j-g-villas-alojamento-local-por-maria.html




https://www.vinnusguesthouse.com/

https://www.hospedariabernardo.com/

www.flh-hotels.com

www.villaanamargarida.com/hotel

www.youandthesea.pt

https://www.aethoshotels.com/ericeira/

https://immerso.pt/

 

Visitem e dêem-me “feedback”

 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.

                                      (texto da autoria de Maria Delfina Gama)


2 comentários:

  1. Prezados, fiquei muito feliz em ver minha frase, nesta conceituada empresa. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite e muito obrigada pelo seu comentário, também em nome da caríssima Autora Convidada Maria Delfina Gama, que eu teria ainda todo o gosto que fosse subscritor da Revista P´rá Mesa, bastando inscrever-se gratuitamente em https://dashboard.mailerlite.com/forms/325443/81837974262646394/share que no caso de estarem interessados em que eu divulgue mais alguma coisa em www.pramesa.pt é só enviarem-me um email para geral@pramesa.pt
      Com os melhores cumprimentos,
      Mónica Rebelo,
      Fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt
      e detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt

      Eliminar